• Carregando...
Pavilhão da Smart City Expo, feira de inovação realizada em Curitiba em março de 2019.
Pavilhão da Smart City Expo, feira de inovação realizada em Curitiba em março de 2019.| Foto: Michel Willian/Gazeta do Povo

Curitiba passará a ter um fundo específico para fomento à inovação e à pesquisa científica e tecnológica no município. Com a aprovação unânime dos vereadores, nesta semana, do projeto de lei que cria o Fundo de Inovação do Vale do Pinhão (Inova VP), a iniciativa depende apenas da sanção do prefeito Rafael Greca (DEM), autor da proposta, para entrar em vigor.

RECEBA notícias do Paraná no WhatsApp

De início, o Inova VP receberá um aporte de R$ 10 milhões com o objetivo de impulsionar o ecossistema de startups da capital paranaense. O valor será utilizado para equalizar taxas de financiamento para essas empresas, como garantia de risco em linhas de crédito, contribuição em fundos de investimento à pesquisa e em projetos de estruturação de soluções inovadoras.

Além de dotações previstas no orçamento do município, o Inova VP também receberá repasses de instituições governamentais e não governamentais, doações, rendimentos de aplicações financeiras, entre outros recursos.

Na justificativa do projeto, Greca explica que a criação de um fundo municipal de inovação “é indispensável para potencializar as ações em curso promovidas pelo município de Curitiba, projetando a cidade como referência não apenas nacional mas internacional, dentre as assim denominadas cidades inteligentes (smart cities)”.

Os recursos servirão para incentivar a criação de novos produtos e o desenvolvimento de novas soluções, tecnologias e processos; a busca de processos mais eficazes e a redução de impactos negativos sobre o ambiente e a sociedade; e a atração de novos negócios e empresas para a cidade.

Na discussão do projeto em primeiro turno, o líder do prefeito na Câmara, Pier Petruzziello (PTB) destacou que Curitiba é a única cidade fora do eixo Rio-São Paulo que abriga uma startup com valor de mercado superior a US$ 1 bilhão – as chamadas empresas ‘unicórnio’. “Um orgulho para a nossa cidade”, referindo-se à processadora de pagamentos digitais Ebanx.

Ainda na discussão da proposta, o vereador Bruno Pessuti (PSD) mencionou outras startups consideradas inovadoras e que surgiram em Curitiba, como a Rentcars.com e a MadeiraMadeira, agora deslocada para Pinhais devido ao crescimento do negócio.

O Vale do Pinhão é uma iniciativa do município destinada a promover ações voltadas ao desenvolvimento tecnológico dentro do conceito de cidade inteligente. Inicialmente dizia respeito a uma área específica da cidade, mas com o tempo passou a se referir a um programa que abrange todo o ecossistema de inovação de Curitiba.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]