• Carregando...
Seringas armazenadas no Centro de Distribuição da Sesa em Curitiba e que serão transportadas junto com a vacina da Covid-19.
Seringas armazenadas no Centro de Distribuição da Sesa em Curitiba e que serão transportadas junto com a vacina da Covid-19.| Foto: JONATHAN CAMPOS / AEN

O Paraná vai iniciar a imunização de 400 mil pessoas na fase emergencial da vacinação da Covid-19 que começa quarta-feira (20) em todo o Brasil. A quantidade de vacinas a ser enviada pelo Ministério da Saúde será suficiente para atender 5% da população paranaense. Serão 300 mil doses da Coronavac do Instituto Butantan e 100 mil da Oxford/Astrazeneca da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

WhatsApp: receba um boletim diário com notícias do Paraná

O estado vai seguir o Plano Nacional de Imunização do Ministério da Saúde, aplicando essas doses emergenciais em profissionais de saúde da linha de frente do coronavírus, idosos que vivem em asilo e seus cuidadores, além de índios com mais de 18 anos que vivem nas 30 aldeias do estado. Só os profissionais de saúde serão 272 mil vacinados a partir de quarta-feira.

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) calcula que levará de dois a três dias na distribuição para todas as 399 cidades do estado assim que as doses chegarem ao estado. Para isso, a frota de caminhões da Sesa ganhará reforço de quatro aeronaves no transporte. São três aviões e um helicóptero. Outro avião que está em fase final de aquisição também será incorporado ao transporte das doses dentro de um mês.

“Vamos usar a experiência adquirida no transporte de órgãos para transplante, em que o Paraná é referência, e também nos testes para a Covid. Só no ano passado foram 500 horas/voo, garantindo agilidade e rapidez”, disse à Agência Estadual de Notícias (AEN) o chefe da Casa Militar do Paraná, departamento responsável pelos aviões, o tenente-coronel Welby Pereira Sales.

No transporte terrestre, quatro caminhões com baús refrigerados monitorados por satélite farão a distribuição das vacinas por terra. Cada um tem capacidade de transportar 228 mil frascos da vacina. Toda a frota aérea das forças de segurança do estado também está à disposição da Sesa para a distribuição das vacinas, se for necessário.

Seringas e agulhas

Além da vacina, o Paraná já tem estocadas 11 milhões de seringas/vacinas para iniciar a vacinação. Mais 16 milhões serão adquiridas nos próximos dias, totalizando 27 milhões de seringas/agulhas na campanha de imunização da Covid-19. Esse material está armazenado no Centro de Distribuição da Sesa no bairro Jardim Botânico, além do Ginásio do Tarumã, ambos em Curitiba.

O secretário estadual de Saúde, Beto Preto, também deu mais detalhes de como será a campanha de vacinação ao longo de 2021. O estado pretende imunizar 4 milhões de pessoas até o fim de maio.  “A vacinação será um processo que deve durar o ano todo, de forma escalonada conforme forem chegando as vacinas”, disse Beto Preto à Agência Estadual de Notícias.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]