• Carregando...
Última entrega de vacinas de Covid-19 em Guaraqueçaba em junho: município já está com toda a população adulta imunizada com a primeira dose.
Última entrega de vacinas de Covid-19 em Guaraqueçaba em junho: município já está com toda a população adulta imunizada com a primeira dose.| Foto: Sesa

Os municípios paranaenses que já aplicaram a primeira dose da vacina de Covid-19 em toda população adulta não estão mais recebendo novos lotes da primeira fase da campanha de imunização. As remessas para as cidades adiantadas no calendário permanecem restritas, no momento, ao quantitativo necessário para as segundas doses. Com isso, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) espera cumprir a meta de vacinar 80% dos 8,7 milhões de paranaenses acima de 18 anos até o fim de agosto (e todos os adultos até o fim de agosto).

>>RECEBA NO WHATSAPP NOTÍCIAS DO PARANÁ<<

A decisão foi acordada entre a Sesa e as 399 prefeituras do Paraná no dia 24 de junho dentro da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), plataforma em que todas as decisões do Sistema Único de Saúde (SUS) no estado são definidas de comum acordo. A deliberação da CIB, inclusive, cita o planejamento a curto prazo do governo do estado, de aplicar a primeira dose em 80% da população adulta do estado até o fim de agosto, mês considerado decisivo pela Sesa para que a meta plena seja cumprida em setembro

"A deliberação número 86 aprovou a utilização de metodologia de cálculo que viabiliza a compensação e distribuição equânime das vacinas contra a Covid-19 aos municípios destinadas à população em geral, na faixa etária de 59 a 18 anos", afirma o documento da CIB.

"Estamos fazendo esse funil agora, que foi pactuado entre a Sesa e o Conselho de Secretários Municipais de Saúde: quem recebeu mais doses [proporcionalmente] por grupos, agora passará por esse funil para podermos chegar em agosto com 80% da população adulta vacinada", afirma o secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto, em entrevista ao jornal Bom Dia Paraná da RPC nesta segunda-feira (19).

Um exemplo disso que o secretário de Saúde cita é Guaraqueçaba, no litoral do estado. Além de ter uma população baixa, de apenas 7,5 mil moradores, proporcionalmente a cidade recebeu mais doses por abrigar grupos prioritários como indígenas, ribeirinhos e quilombolas. Com isso, no fim de junho a prefeitura litorânea já havia concluído a aplicação da primeira dose em toda a população adulta.

De acordo com o vacinômetro da Controladoria-Geral do Estado (CGE), Guaraqueçaba aplicou 5.326 vacinas de primeira dose e 1.360 da segunda dose até domingo (18). Ou seja, 71% de toda a população guaraquecebana - incluindo adultos e menores de 18 anos - já tomou a primeira dose. Enquanto que os completamente imunizados representam 18,1% de todos os moradores. Desde 12 de junho Guaraqueçaba não tem morte por Covid-19, sendo que no total são 21 vítimas fatais do coronavírus na cidade. Na manhã desta segunda-feira o município tinha 24 pessoas infectadas.

"O último lote de primeira dose que Guaraqueçaba recebeu foi dia 9 de julho com dez vacinas de Coronavac", atesta a Secretaria Municipal de Saúde a decisão do CIB. Inicialmente essas doses iriam para profissionais da assistência social, os quais já estavam imunizados. Com isso, a prefeitura redirecionou as dez últimas doses de primeira aplicação para repescagem de quem não se vacinou na data correta, inclusive levando o imunizante aos moradores das regiões mais distantes do município que faz divisa com o litoral Sul de São Paulo.

Outro município que está mais recebendo vacinas de primeira dose é Santa Cecília do Pavão, no Norte do Paraná. No começo de julho, o município de apenas 3,3 mil moradores atingiu a meta de 90% de aplicação da primeira dose na população adulta. Até domingo, Santa Cecília do Pavão havia aplicado 2.506 vacinas de primeira dose e 707 de segunda dose. Com isso, o município já tem imunizada com a primeira dose 75,7% de toda a população e 21,4% com a segunda dose. Os últimos registros de Covid-19 na cidade foram há pouco menos de uma semana, com quatro casos em 14 de julho. Já a última das 12 mortes por coronavírus em Santa Cecília do Pavão foi há um mês e meio, em 4 de junho.

"Ainda temos 96 doses de primeira aplicação que estamos dandoo em quem não conseguiu se vacinar na data certa. Mas faz duas semanas que não recebemos mais vacinas de primeira dose", confirma a enfermeira Rosemeiry Aparecida Rubio, responsável técnica da Saúde Básica da cidade. Essas doses também foram aplicadas em trabalhadores da indústria em Santa Cecília do Pavão que moram em outras cidades.

População abaixo de 18 anos

Tanto Guaraqueçaba quanto Santa Cecília do Pavão foram informadas pela Secretaria Estadual de Saúde de que só poderão vacinar adolescentes e crianças após a aplicação da primeira dose em toda a população adulta do estado.

"A Secretaria de Saúde de Guaraqueçaba entrou em contato com a primeira Regional de Saúde do Estado, em Paranaguá, para ver se havia possibilidade de o município fazer a vacinação abaixo dos 18 anos. Porém teremos que aguardar uma nota técnica ou ofício da Sesa para liberação da mesma", informa a prefeitura do litoral por nota. "Temos que esperar todos os municípios da região baixarem a idade para voltarmos a aplicar a primeira dose", enfatiza a responsável pela Saúde Básica de Santa Cecília do Pavão.

Até domingo (18), 5,1 milhões de paranaense já foram vacinados com a primeira dose, o equivalente a 58,6% da população adulta do estado. Já os que estão com a imunização completa com duas doses ou a dose única da vacina do laboratório Janssen somam 1,8 milhão de pessoas, cerca de 20,6% da população acima de 18 anos do Paraná.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]