• Carregando...
Paraná bate recorde de pessoas internadas com sintomas da Covid-19
| Foto: Geraldo Bubniak/AEN

No Paraná, boletim da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) divulgado nesta terça-feira (25) mostra que 5.758 pessoas estão internadas com sintomas da Covid-19 na rede pública e particular. É o maior número de pessoas internadas em todo o estado com suspeita ou confirmação da infecção pelo coronavírus desde o início da pandemia, em março de 2020. O recorde anterior é do dia 30 de março último, quando 5.754 pessoas estavam internadas.

O boletim detalha que são 2.822 pacientes com diagnóstico confirmado de Covid-19: 2.185 ocupam leitos do SUS (962 em UTI e 1.223 em enfermaria) e 637 estão em leitos da rede particular (312 em UTI e 325 em enfermaria). Há outros 2.936 pacientes internados, sendo 1.053 em leitos de UTI e 1.883 em enfermaria, que aguardam resultados de exames. Eles estão nas redes pública e particular e são considerados casos suspeitos de infecção pelo Sars-CoV-2.

Leia também: Ferramenta aponta Paraná como estado com maior taxa de transmissão da Covid no Brasil

A fila de espera por leitos adequados para tratamento da doença também tem crescido. No SUS, a fila subiu de 253, em 22 de abril, para 1.001, em 22 de maio, de acordo com levantamento da Gazeta do Povo a partir de dados disponibilizados em informes da Sesa. No boletim desta terça-feira (25), a fila chegou a 1.120 pessoas – o recorde no Paraná foi registrado em 16 de março, quando 1.357 pessoas aguardavam uma vaga. A Sesa tem reforçado que as pessoas que estão na fila não estão sem assistência médica – elas aguardam transferência em unidades de saúde de menor porte, como uma UPA, por exemplo.

Na esteira deste cenário de piora, o governo estadual anunciou um novo decreto nesta terça-feira (25), ampliando ainda mais as medidas restritivas, na tentativa de reduzir a circulação de pessoas nas ruas. Pelo decreto 7.716, que entra em vigor na sexta-feira (28), fica definido que o toque de recolher começará às 20 horas, seguindo até as 5 horas do dia seguinte.

Procurada pela Gazeta do Povo nesta terça-feira (25) sobre quais providências estavam sendo tomadas em relação ao quadro de piora, a Sesa encaminhou a seguinte nota: “Além do decreto com novas restrições, publicado nesta tarde pelo governo do Estado, como forma de conter a disseminação da Covid-19, o Estado vem realizando um grande esforço para abrir a maior quantidade de leitos possível para o tratamento do coronavírus. Desde o início da pandemia, já foram abertos 4.746 leitos exclusivos para atendimento a Covid-19, sendo 1.938 de UTI e 2.808 enfermarias. O governo do Estado estuda a possibilidade de novas aberturas, mas ressalta a importância de medidas de distanciamento, uso de máscaras, álcool em gel, lavagem das mãos e evitar aglomerações”.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]