• Carregando...
O que muda para o Brasil agora que a OMS declarar a pandemia de coronavírus
Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta| Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Ao prever um período de “20 semanas duras” para o país após o começo da transmissão comunitária do coronavírus, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, apontou que o Paraná é o estado que tem o melhor sistema de atendimento à saúde para enfrentar a pandemia.

"O Rio de Janeiro aguenta muito pouco. São Paulo aguenta um pouco mais. O Paraná é nosso melhor sistema, a melhor rede de distribuição. O Acre não tem nenhum caso. O Brasil é um continente", disse ele, ao lembrar que, nessa fase da doença, já não é possível identificar quem transmitiu o vírus para quem.

Nos últimos dias, Mandetta pediu um mapeamento de hospitais, enfermarias e outras unidades de saúde em que podem ser instalados leitos para receber possíveis pacientes da nova doença. O governo avalia, inclusive, montar hospitais de campanha. No Paraná, após o Hospital Nossa Senhora das Graças identificar os primeiros casos da doença em Curitiba, a Secretaria Estadual de Saúde informou que conta com uma rede de 60 estabelecimentos hospitalares espalhados pelo estado pronta para atender os casos que venham a ser confirmados. O Centro de Operações em Emergências (COE) monitora permanentemente a situação.

Da rede de hospitais de urgência e emergência no estado, oito são considerados estratégicos para o atendimento de possíveis casos. Em Curitiba, a unidade referência para o tratamento do coronavírus é o Hospital do Trabalhador, no bairro Portão. Nas outras regiões do Paraná, as unidades são: Hospital Universitário do Oeste do Paraná e Hospital de Ensino São Lucas, em Cascavel; Hospital Universitário da Região Norte do Paraná, em Londrina; Hospital Regional do Litoral, em Paranaguá; Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais, em Ponta Grossa; Hospital Municipal de Foz do Iguaçu Padre Germano Lauck e Hospital Regional de Maringá.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]