• Carregando...
Dados de geolocalização indicam isolamento social em queda no Paraná
| Foto:

Utilizado por governos e prefeituras para monitorar a adesão da população às medidas de distanciamento social, o sistema de geolocalização da empresa In Loco Inteligência de Dados mostra que o Paraná é um dos estados com menor índice de isolamento. Com 42,64% de isolamento no índice medido em 13 de abril, o estado está bem abaixo da média nacional (46,2%) e com adesão às medidas de distanciamento superior apenas a sete estados: Santa Catarina (onde o governo já afrouxou as restrições à circulação de pessoas e funcionamento do comércio), Acre, Roraima, Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Tocantins (estados onde o número de casos somados de Covid-19 não alcança o número do Paraná).

RECEBA notícias do Paraná no WhatsApp

O mapeamento é feito por meio de dados captados, de forma criptografada, a partir de mais de 60 milhões de dispositivos móveis em todo o Brasil, registrando a movimentação dos aparelhos. “Com a nossa tecnologia, podemos ajudar no combate à disseminação do coronavírus. De forma criptografada e agregada, sem dados que possam identificar diretamente um usuário específico, nosso levantamento permite que os órgãos responsáveis atuem diretamente nas áreas de risco ou mais afetadas pelo vírus”, assegura André Ferraz, CEO da In Loco. Ele explica que a unidade de software da In Loco é integrada em aplicativos de parceiros para fins de segurança, autenticação e contagem de visitas a estabelecimentos. A única informação coletada dos dispositivos móveis é a sua localização. Atualmente, governos de 14 estados e quatro prefeituras de capitais têm parceria com a empresa para o monitoramento da movimentação de sua população.

Antes do decreto do governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) determinando as medidas de distanciamento social e restringindo o funcionamento de alguns estabelecimentos comerciais (em 16 de março), o índice de isolamento dos paranaenses variou entre 20% e 35% (nos finais de semana). Após as medidas de emergência, o pico de isolamento alcançado foi de 72%, no dia 22 de março, o primeiro domingo após o decreto governamental. Desde então, até o dia 2 de abril, mesmo em dias úteis, o índice ficou sempre acima dos 50%. Os dados da In Loco mostram que, na última semana, a população paranaense começou a relaxar e saiu mais de casa. Entre a segunda-feira (6) e a quinta-feira (9) – sexta-feira foi feriado, o índice não superou os 50%. E, na última segunda-feira (13), o estado registrou 42,64%, o menor índice desde 20 de março.

Privacidade e segurança

O uso da localização de aparelhos de celular para identificar movimentação de pessoas gerou discussão sobre a violação da privacidade das pessoas. O CEO da In Loco garante que a empresa só tem acesso à localização dos aparelhos, sem conseguir identificar a identidade de seus donos. “A única informação coletada é a localidade do aparelho, por meio de sensores presentes nos smartphones, como Wi-Fi, Bluetooth, GPS, entre outros. Portanto, não temos acesso aos dados de identificação civil como nome, RG, CPF e endereço de e-mail", diz. “No caso do Índice de Isolamento Social, os relatórios enviados para os órgãos públicos e autoridades contém apenas dados cartográficos e estatísticos. Neles é possível ver o porcentual de pessoas que não se deslocaram de seus bairros. Todos os dados coletados são agregados e pseudomizados”, conclui.

Outros serviços

O Google também lançou globalmente um relatório que ajuda a detectar a tendência de movimentação das pessoas durante a pandemia de Covid-19 e auxiliar as autoridades no enfrentamento da doença. São dados agregados e anônimos, com base nas informações coletadas pelo Google Maps, para detectar tendências de movimentação ao longo do tempo em pontos de lazer, supermercados e farmácias, parques, terminais de transporte, locais de trabalho e áreas residenciais.

Em seu último relatório, com dados de 5 de abril, o Google identificou, no Paraná a redução em 68% na visita a áreas de lazer, 29% a supermercados e farmácias, 61% a parques, 56% a terminais de transportes e 29% a locais de trabalho, a partir do dia 16 de março. A permanência de pessoas nas áreas residenciais aumentou 14% no estado neste período.

Relatório do Google sobre movimentação no Paraná
Relatório do Google sobre movimentação no Paraná

Por meio de sua assessoria de imprensa, o Waze informou que está avaliando internamente quais dados o app pode considerar em relação à Covid-19, e passará a compartilhar esses números quando tiver as informações revisadas.

Governo e prefeitura não usam dados

Nem o governo do Paraná nem a prefeitura de Curitiba firmaram parceria com a In Loco ou com qualquer outro serviço para monitorar a movimentação da população e, com isso, ter dimensão da eficácia das medidas de isolamento social. A diretora de Vigilância e Atenção em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde, Maria Goretti David Lopes, conta que o governo ainda não tem um indicador para medir o isolamento social, que trabalha com as informações repassadas pelos municípios, mas que a Secretaria de Planejamento estava incumbida de desenvolver uma ferramenta. A Prefeitura Municipal de Curitiba informou que utiliza como termômetro sobre a movimentação de pessoas os dados do trânsito e da ocupação do transporte coletivo. A Urbanização de Curitiba S/A (Urbs) informou que a movimentação de passageiros no transporte público em 13 de abril (207 mil) foi 72% menor que a de 10 de março (756 mil).

Conteúdo editado por:Marcos Tosi
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]