• Carregando...
Diferente de outros estados, PR não divulga data-limite para vacinar todos os adultos
| Foto: JONATHAN CAMPOS/AEN

Ao contrário do que fez o governo de São Paulo ou a prefeitura do Rio de Janeiro, o governo do Paraná não deve divulgar, de forma antecipada, um calendário com a previsão de quando cada faixa etária será vacinada contra a Covid-19. A prefeitura de Curitiba optou pelo mesmo caminho: por enquanto, sem datas pré-definidas. “Neste momento não há definições sobre possíveis calendários”, limitou-se a Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) à Gazeta do Povo, nesta segunda-feira (7).

A chamada por idade junto com a convocação do grupo prioritário foi autorizada pelo Ministério da Saúde no último dia 28 - desde então, cidades em todo o país têm divulgado datas para aplicação da primeira dose por cada faixa etária.

Leia também: “Chamada por idade” inicia com 50% do grupo prioritário vacinado com 1ª dose; veja quem está na fila

Ainda de acordo com a Sesa, o governo do Paraná “segue a expectativa do Ministério da Saúde” em relação ao fim da vacinação de toda a população adulta. No início deste mês, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, declarou que prevê a imunização de todas as pessoas com mais de 18 anos até dezembro.

Já o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), prevê a vacinação dos adultos até o final do mês de outubro. E um calendário divulgado pela administração do tucano já mostra o período de vacinação por faixa etária: entre 11 e 31 de outubro, serão vacinados moradores de São Paulo que têm entre 24 e 18 anos de idade, por exemplo.

Estimativa semelhante foi feita pela prefeitura do Rio de Janeiro: “Até 23 de outubro, a meta é que 90% de quem tiver 18 anos ou mais esteja vacinado contra a Covid-19”, informa o site oficial da administração local. No calendário divulgado pela prefeitura do Rio, há uma data definida para cada faixa etária: uma mulher que tenha 35 anos será chamada dia 23 de agosto; um homem com 30 anos, em 10 de setembro, por exemplo.

A prefeitura do Rio explica que o calendário foi planejado de acordo com a previsão de envio de vacinas divulgada pelo Ministério da Saúde e “sua manutenção está condicionada ao cumprimento deste cronograma”.

Mas, assim como o governo do Paraná, a prefeitura de Curitiba também optou por não divulgar um calendário geral por idade. Procurada nesta segunda-feira (7) pela reportagem, a administração respondeu apenas que “o calendário está condicionado à chegada de doses” e que “são anunciadas faixas etárias conforme a disponibilidade da vacina”.

Até aqui, a prefeitura da capital paranaense tem aguardado receber efetivamente as doses prometidas antes de fazer a “chamada” do público alvo. Em Curitiba, há datas de vacinação divulgadas só até sexta-feira (11), quando pessoas com 56 anos completos, nascidas entre 1º de julho e 31 de dezembro, podem receber a primeira dose.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]