• Carregando...
Sesa espera doses suficientes para vacinar toda população maior de 60 anos no Paraná.
Sesa espera doses suficientes para vacinar toda população maior de 60 anos no Paraná.| Foto: Daniel Castellano / SMCS

O secretário estadual da Saúde, Beto Preto afirmou que espera a chegada de um novo lote de vacinas ao Paraná, com 200 mil doses, nesta quarta (24) ou quinta-feira (25). As declarações, publicadas pelo G1 Paraná, teriam sido passadas em entrevista durante a inauguração de um novo espaço no Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais, nesta segunda-feira (22).

O secretário teria afirmado também que, a partir da chegada dos imunizantes em solo paranaense, a distribuição para as Regionais de Saúde do estado deverá ocorrer em até 24 horas.

Embora o Ministério da Saúde (MS) tenha divulgado, na última quinta-feira (18), as quantidades de vacina que enviará aos estados até o fim de fevereiro, as autoridades de saúde paranaenses ainda não tinham certeza de quando começariam a receber as novas doses do imunizante.

Receba as principais notícias do Paraná em seu celular

De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), em reunião com governadores na semana passada, o MS havia passado uma previsão de que o envio das doses aos estados iniciaria no dia 23 (terça-feira). No entanto, apesar das declarações do secretário, procurada hoje (22) pela reportagem da Gazeta do Povo, a pasta estadual afirmou que ainda não recebeu um cronograma oficial da distribuição. O Ministério da Saúde, por seu lado, informou que "o cronograma de distribuição para os estados será divulgado ainda nesta semana".

Segundo o anúncio da pasta federal, feito na semana passada, o estado deveria receber, ainda em fevereiro, mais 452.366 mil doses, entregues em dois lotes: 10.113 doses da AstraZeneca e 442.253 doses da Coronavac. Os lotes incluem imunizantes produzidos no Brasil e também importados.

Para março, segundo o MS, está prevista a entrega de mais 1.968.989 doses, sendo 961.451 da AstraZeneca e 1.007.538 da Coronavac. A Sesa afirma que a quantidade deve ser suficiente para vacinar toda a população idosa acima de 60 anos.

Em Curitiba, a vacinação segue acontecendo apenas para quem já está recebendo a segunda dose - que fica "reservada" a partir do momento em que a primeira é aplicada. Na última sexta-feira (19), a vacinação de novos pacientes foi suspensa na capital ao meio dia, por falta de doses.

Confira as doses que o Paraná deve receber

Fevereiro

  • AstraZeneca: 10.113
  • Coronavac: 442.253
  • Total: 452.366

Março

  • AstraZeneca: 961.451
  • Coronavac: 1.007.538
  • Total: 1.968.989
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]