• Carregando...
Cepa do Amazonas, por enquanto, só foi registrada em pacientes que vieram de Manaus para tratamento em Curitiba
Cepa do Amazonas, por enquanto, só foi registrada em pacientes que vieram de Manaus para tratamento em Curitiba| Foto: Jaelson Lucas / AEN

A Secretaria Estadual de Saúde do Paraná (Sesa) detectou nesta quarta-feira (17) as cinco primeiras infecções com uma das novas variantes do coronavírus, no caso, a mutação que surgiu no estado do Amazonas, chamada P1. A confirmação veio de exames enviados pelo Laboratório Central do Estado (Lacen) à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, que está sequenciado geneticamente casos suspeitos das novas mutações. O Paraná é o 13.° estado a registrar infecção com a nova variante.

Os cinco casos no Paraná são importados. Ou seja, ainda não foi detectada no Paraná a transmissão autóctone, quando a infecção ocorre no próprio local. Os pacientes infectados com a nova mutação vieram de Manaus e já se curaram após cumprirem o período de isolamento: quatro foram atendidas em Curitiba e uma em Campo Largo, na região metropolitana.

Receba as principais notícias do Paraná em seu celular

Os quatro pacientes tratados em Curitiba já chegaram á cidade contaminados. São dois homens de 47 e 68 anos e duas mulheres de 56 e 73 anos ques vieram por conta própria de avião. Por isso, representantes da Sesa e da Vigilância Sanitária de Curitiba se reuniram nesta quarta para fazer o rastreamento de todas as pessoas que tiveram contato com esses pacientes. O quinto paciente é um rapaz de 22 anos atendido no Hospital do Rocio.

O Lacen já encaminhou à Fiocruz 28 amostras positivas de Covid-19 para verificar se há presença das novas mutações do coronavírus. “Com a chegada da variante ao Paraná, é fundamental que as pessoas continuem com as medidas de cuidado, etiqueta respiratória, higienização das mãos. Mas principalmente, evitem aglomerações, pois esta nova cepa se mostrou ainda mais transmissível”, afirmou à Agência Estadual de Notícias o secretário da Saúde, Beto Preto, que contraiu coronavírus e recebeu alta sábado (13) após oito dias internados no Hospital do Trabalhador.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]