• Carregando...
Paranavaí anuncia suposto caso de reinfecção por Covid-19
| Foto: Rob Engelaar/AFP

A Secretaria de Saúde de Paranavaí, município no Noroeste do estado, anunciou nesta segunda-feira (14) um possível caso de reinfecção pelo novo coronavírus. De acordo com a pasta, um paciente de 31 anos que já havia testado positivo para a Covid-19 em junho voltou a ter a doença confirmada em setembro. Ele está em isolamento e sendo monitorado pelas equipes de saúde.

RECEBA notícias pelo Whatsapp

As informações da secretaria apontam que o paciente foi atendido com coriza, espirros, náusea, dor de cabeça e fraqueza no dia 23 de junho. Seu exame, que detectou o Sars-Cov-2, foi analisado pelo Laboratório Central do estado (Lacen). No dia 10 de setembro, ele novamente procurou o serviço de saúde do município com dores musculares, dor de cabeça, febre, tosse seca e perda de paladar. Um novo exame, enviado ao Lacen, confirmou a doença.

Apesar de ter dois resultados positivos, a confirmação de reinfecção (do ponto de vista científico) ainda é um tema controverso e que vem sendo investigado por estudiosos e órgão de saúde. É que ainda não se sabe se casos como esse se tratam da infecção por uma nova carga viral ou apenas a reativação da carga anterior – uma dúvida capaz de ser resolvida apenas ao se comparar as duas amostras de exames.

A Organização Mundial da Saúde ainda não emitiu parecer sobre a possibilidade médica de reinfecção pelo Sars-Cov-2.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]