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acordo de leniência

Rodovias administradas pela Rodonorte terão redução de 30% no pedágio

  • PorGiulia Fontes
  • 23/04/2019 08:09
  • Atualizado em 23/04/2019 às 11:59
Praça de Pedágio
Foto: Arquivo/Gazeta do Povo| Foto:

A Rodonorte (Concessionária de Rodovias Integradas S. A.) divulgou nesta terça-feira (23) um comunicado informando que irá reduzir a tarifa de pedágio nas rodovias que administra no Paraná, entre elas as BRs 277 e 376. A diminuição será de 30% no preço do pedágio e ocorrerá a partir da zero hora do dia 27, no próximo sábado. O valor reduzido deve durar por pelo menos 12 meses.

Na BR-376, por exemplo, na ligação de Curitiba a Londrina, o valor praticado atualmente para carros varia entre R$ 11,60 e R$ 12,40 por praça de pedágio. Com a redução, os preços devem ficar entre R$ 8,12 e R$ 8,70.

O motivo da redução

A redução do valor cobrado nas praças de pedágio é fruto de um acordo de leniência firmado entre a concessionária e o Ministério Público Federal (MPF), homologado pela 5ª Câmara de Coordenação e Revisão do MPF. O acordo foi firmado no âmbito da Operação Integração, braço da Lava Jato que investiga os contratos de pedágio no Paraná.

No comunicado em que informa a redução da tarifa, a Rodonorte reconhece "que errou ao não adotar políticas adequadas de transparência e controle de seus negócios".

A diminuição do pedágio será custeada por R$ 750 milhões que terão de ser pagos pela Rodonorte até o final da concessão, que termina em 2021. Os recursos também serão destinados à execução de obras, já que a redução no valor do pedágio implicará em gasto de R$ 350 milhões para a concessionária.

Ainda no texto do comunicado, a Rodonorte informa que, no acordo de leniência, "admitiu que foram cometidos atos de corrupção pela concessionária e, por esse motivo, formalmente pede desculpas".

Detalhes do acordo

Também na manhã desta terça-feira (23) o MPF divulgou, em seu site, a íntegra do acordo de leniência firmado com a Rodonorte. Pelo documento, a concessionária deverá apresentar, no prazo de 90 dias após a assinatura do acordo, um plano em que constem propostas de obras consideradas prioritárias. As intervenções terão de ser pactuadas com o governo estadual.

A concessionária também se compromete a fornecer informações a respeito do esquema de corrupção investigado pela Operação Integração. Em contrapartida, o MPF não deve propor qualquer ação de natureza criminal ou cível pelos fatos revelados em decorrência do acordo.

O esquema investigado

De acordo com as investigações do MPF, a Rodonorte era uma das concessionárias de pedágio atuantes no Paraná que participaram de um esquema de pagamento de propinas. Os recursos eram destinados para campanhas políticas ou em benefício de agentes públicos. Em troca, eram realizados aditivos contratuais nas concessões.

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Comentários [ 14 ]

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  • J

    JOSE DE PAULA

    ± 3 horas

    ESTA DECISÃO DA JUSTIÇA É COMO UM JOGO DE FUTEBOL ...COMEÇOU NO ATAQUE ,FOI PRA DEFESA E PELO JEITO O JGO TERMINOU NO MEIO DE CAMPO... A JUSTIÇA USOU DESTA ESTRATEGIA PRA ENGANAR MAIS UMA VEZ O POVO DO PARANÁ......NO MINIMO SERIA 50% A DIFERENÇA PRA MENOS......

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    • T

      Tarso

      ± 4 horas

      Muito pouco. E os milhões roubados?

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      • L

        LUIZ CARLOS DA SILVA

        ± 4 horas

        O atual governo do estado, deve ficar atento, através da AGEPAR, o estado em que está sendo direcionado a manutenção das rodovias está indo para um estado crítico. Viajando neste feriado de páscoa, pudemos constatar o estado precário de conservação do pavimento se comparado ao que era a 7 a 8 anos atrás. Todos os serviços que as concessionárias realizam são terceirizados, logo, bas conferir o resultado. Estamos voltando aquela época em que víamos nas rodovias aquela colcha de retalhos, e reparos que duram muito pouco. Imagino como será entregue os trechos no vencimento do contrato. A imprensa deve ficar de olho, pois o alerta jornalístico muito contribuirá para que não paguemos essa conta.

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        • R

          RENATO HAMMERSCHMIDT

          ± 4 horas

          Caminhos do Paraná vamos se mexer, e duplicar o trecho Lapa- Araucária e também diminuir o pedágio.

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          1 Respostas
          • N

            Neto

            ± 4 horas

            Está no contrato? Comece procurando no site da ANTT.

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        • N

          Neto

          ± 6 horas

          Bom acordo. Encerrar o contrato agora iria paralisar obras muito importantes que estão em andamento e que devem ser concluídas até o final da concessão.

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          2 Respostas
          • N

            Neto

            ± 4 horas

            Zyss: isso demora demais!! Deixa acabar as obras primeiro.

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          • Z

            Zyss

            ± 5 horas

            basta o governo assumir e colocar uns terceirizados pra cobrar um baixo valor e contratar através de licitação uma empresa para terminar.

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        • Z

          Zyss

          ± 6 horas

          Amigos do rei, judiciário da uma ajudada. Era pra ser extinto tais contratos.

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          • C

            Curitibano

            ± 6 horas

            A concessionária confessa a corrupção. E as punições aos responsáveis pelo poder público? Os contribuintes aguardam a prisão dos ex-governadores, secretários e demais responsáveis, bem como a devolução dos valores roubados.

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            • L

              LEONARDO BARBASKI

              ± 7 horas

              Imagina quando descobrirem os esquemas na 277... 50 anos de obras grátis.

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              • F

                Francisco Krupa

                ± 7 horas

                Só isso? Os contratos já deveriam ter sido cancelados faz muito tempo.

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                • J

                  JULIANA WIGGERS DA CUNHA

                  ± 8 horas

                  Deveria existir a opção se senrir "desconfiado" nessas enquetes.

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                  • J

                    JBN

                    ± 8 horas

                    Vergonha esse acordo, os contratos de pedágio devem ser cancelados já. Elementos de corrupção desses contratos já são suficientes para quebrar o acordo imediatamente.

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