• Carregando...
Pesquisa do Ibope sobre Covid-19 inclui teste rápido de sangue (foto ilustrativa).
Pesquisa do Ibope sobre Covid-19 inclui teste rápido de sangue (foto ilustrativa).| Foto: Marcelo Camargo/Arquivo

O Paraná está incluído em uma pesquisa nacional, contratada pelo Ministério da Saúde e coordenada pela Universidade Federal de Pelotas, para reunir uma série de informações sobre a disseminação de Covid-19 pelo Brasil. A coleta dos dados está sendo feita, de casa em casa, por pesquisadores do Ibope. No Paraná, o trabalho está sendo realizado em seis cidades: Curitiba, Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Cascavel e Guarapuava.

RECEBA notícias sobre o Paraná pelo WhatsApp

A pesquisa pretende entrevistar e testar quase 100 mil brasileiros, em três etapas, a cada 15 dias. O primeiro ciclo está acontecendo de 14 a 17 de maio. É aplicado um breve questionário sobre a existência de doenças preexistentes e possíveis sintomas de coronavírus nos últimos 30 dias e também é realizado um exame sanguíneo rápido (coleta de uma gota de sangue da ponta do dedo).

Em alguns estados, houve registro de hostilidade e desconfiança. O Ibope esclarece que os pesquisadores estão devidamente identificados e que a participação da sociedade é essencial para identificar vários aspectos da doença no país. Os domicílios foram previamente selecionados, por critérios de amostragem e, portanto, é importante que os moradores colaborem com a pesquisa. Em Cascavel, o levantamento desta rodada já foi concluído.

Confira a evolução dos casos de coronavírus no Paraná

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]