• Carregando...

Em contraste com vários estados brasileiros, cujas estruturas de atendimento à saúde estão esgotadas e no limite do caos por causa da pandemia do coronavírus, o Paraná vive uma situação de relativa tranqüilidade na administração do avanço da Covid-19.

No Hospital do Trabalhador, escolhido pelo governo estadual como unidade de referência para atendimento de casos da doença, a taxa de ocupação dos leitos de UTI ainda não ultrapassou 40%. Nesta semana, a própria secretária da Saúde de Curitiba, Márcia Huçulak, declarou que “graças a Deus deu errado” a previsão de explosão de casos da Covid-19 na capital.

Nesta edição do Podcast Pequeno Expediente, os jornalistas Marcos Tosi e Roger Pereira trazem os depoimentos de três profissionais de saúde das UTIs do Complexo Hospitalar do Trabalhador. A médica Mirella Oliveira, chefe da UTI, e as enfermeiras Justina Cetnarski Maiczak e Lúcia Helena, diretora e coordenadora da enfermagem, respectivamente, destacam que o isolamento social, aliado ao planejamento e à organização para a chegada da pandemia, foram responsáveis pelos números favoráveis, até agora. A substância cloroquina não vem sendo utilizada. Elas relatam, em primeira mão, como é a luta diária contra um vírus “inteligente” que, antes mesmos de apresentar sintomas, causa muitos danos aos pulmões de alguns pacientes.

O Pequeno Expediente é um podcast sobre política paranaense com atualização semanal. Feito pela equipe de reportagem da Gazeta do Povo, o programa fica disponível no site do jornal e nos principais aplicativos para Apple e Android.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]