• Carregando...

Em agosto deste ano, o senador Oriovisto Guimarães (Pode) esquentou um debate não exatamente novo ao apresentar um projeto de lei que propunha a fusão de municípios pequenos. Por trás da ideia do paranaense, uma constatação: muitas cidades são inviáveis econômica e administrativamente.

RECEBA notícias do Paraná pelo WhatsApp

O Paraná não foge desta realidade. Com 399 municípios, o estado ocupa a quinta posição no ranking dos que têm mais cidades, à frente de unidades da federação com territórios maiores, como Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, por exemplo. Boa parte destes municípios foram criados em um boom pós-Constituição de 1988, quando a legislação flexibilizou a emancipação de territórios.

Nesta edição do podcast Pequeno Expediente, os jornalistas Carlos Coelho, Célio Yano e João Frey debatem a história das divisões municipais no estado, por que esse excesso de cidades é um problema e quais são as propostas tramitando nas Casas legislativas sobre o assunto.

O Pequeno Expediente é um podcast sobre política paranaense com atualização semanal. Feito pela equipe de reportagem da Gazeta do Povo, o programa fica disponível no site do jornal e nos principais aplicativos para Apple e Android.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]