• Carregando...
PF cumpre mandados em operação para desarticular uma organização suspeita de fraudar licitações
PF cumpre mandados em operação para desarticular uma organização suspeita de fraudar licitações| Foto: Divulgação/PF

A Polícia Federal cumpre, na manhã desta quinta-feira (30), 22 mandados de busca e apreensão em Curitiba, Piraquara, Guaratuba, Balneário Camboriú (SC) e São Paulo (SP), na operação nomeada Epagoge. A ação integra uma investigação para desarticular uma organização suspeita de fraudar licitações, principalmente para a compra de eletrônicos. Os mandados foram expedidos pela 9.ª Vara Federal em Curitiba.

De acordo com a polícia, a suspeita é de que empresas de um mesmo grupo tenham atuado em conjunto para prejudicar a concorrência das licitações. A investigação, que teve início em 2015, identificou que pessoas jurídicas fictícias pertencentes aos mesmos proprietários e atuando no mesmo endereço candidatavam-se simultaneamente às licitações para garantir que uma delas ganhasse o certame. A prática também permitia a manipulação de preços.

A PF informou que, de acordo com dados da Controladoria Geral da União, em 2010 e 2019, as empresas investigadas firmaram contratos com o poder público que ultrapassaram R$ 60 milhões.

O nome da operação vem da palavra grega "epagoge", que pode ser traduzida como indução.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]