• Carregando...
Polícia Militar
Polícias do Paraná poderão ganhar auxílio-alimentação caso novo PL seja aprovado| Foto: Albari Rosa/Arquivo/Gazeta do Povo

Os 2 mil policiais e 400 bombeiros militares que tiveram a contratação informada nesta segunda-feira (27) pela Secretaria da Segurança Pública (Sesp) deverão estar nas ruas do Paraná somente no segundo semestre de 2023.

Receba de graça as principais notícias do Paraná pelo seu WhatsApp ou Telegram.

Esses aprovados no concurso público realizado pelo Governo do Estado devem tomar posse no mês de agosto. A partir daí, eles estarão disponíveis para as atividades de formação para a carreira, que levam cerca de um ano, de acordo com consulta feita pela Gazeta do Povo ao Centro de Recrutamento e Seleção da PMPR. O Curso de Formação de Praças tem duração mínima de 1.600 horas, segundo informações da Academia Policial do Guatupê, que promove a formação desses profissionais.

Além desse, o governador Carlos Massa Ratinho Junior anunciou que, nos próximos dias, deverá chamar mais mil candidatos a essa funções.

A ampliação do quadro de policiais e bombeiros militares incrementa um efetivo que soma pouco mais de 17 mil profissionais, segundo dados levantados pela Gazeta do Povo no Portal da Transparência do Governo do Estado do Paraná. Já a Sesp, consultada, informa que ”por questões de segurança, não divulga informações sobre efetivo das forças policiais”.

O efetivo de soldado policial militar será distribuído entre Curitiba, com quase 45% das vagas, seguida de Ponta Grossa, Maringá, Londrina e Cascavel, de acordo com o edital do concurso.  Os bombeiros serão destinados a Londrina (50% do efetivo), seguido de Curitiba e Cascavel em número igual. “Após a conclusão do curso de formação é feita a distribuição de efetivo, com base em critérios técnicos, conforme necessidades da região”, disse a Sesp à Gazeta do Povo.

Mais anúncios

Além da contratação desses profissionais, o governador anunciou a aquisição de 250 veículos, 88 motos e seis embarcações. Além disso, convocou 150 delegados, 200 investigadores, 50 papiloscopistas e 24 escrivães que vão compor os quadros da Polícia Civil do Paraná. O anúncio foi feito na cerimônia na Academia Policial Militar do Guatupê, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba.

“Essas contratações efetivadas em todas as polícias vão trazer um impacto muito positivo, permitindo um replanejamento das instituições policiais. Assim que esses novos policiais estiverem prontos para ir para as ruas, a Polícia Militar terá um tempo de resposta menor e uma presença muito maior, e os crimes de ocasião tendem a cair muito”, disse o secretário estadual da Segurança Pública, Wagner Mesquita.

Reformulação da Patrulha Rural

No evento, o governador assinou, ainda, o decreto governamental de criação do Curso de Capacitação em Patrulha Rural Comunitária, resultado de uma interação entre Polícia Militar do Paraná e a Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep). “Com essa ativação teremos, a partir de agora, 76 equipes operando em todo o estado, atendendo as necessidades do campo. Para isso, formamos os policiais militares para atuar na área rural e estamos entregando novas caminhonetes para essa atividade”, destacou o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Hudson Teixeira.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]