• Carregando...
Máscara.
Máscara.| Foto: Gazeta do Povo

A prefeitura de Ponta Grossa liberou a população do uso de máscara em locais abertos desde segunda-feira (1.°). O decreto municipal 19.577/2021 assinado pela prefeita Professora Elizabeth (PSD) exige agora a proteção facial que previne da Covid-19 apenas em locais públicos fechados alegando que "outras medidas profiláticas devem ser tomadas pela população a seu critério e condição sanitária".

Receba as principais notícias do PR em seu celular

Mesmo com a decisão da prefeitura, os ponta-grossenses terão de continuar usando máscara em locais abertos. Isso porque ao longo da pandemia valem os decretos mais restritivos, que, no caso, são os do governo do estado. A Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) mantém a obrigatoriedade da máscara em todos os ambientes de todas as cidades do Paraná. O estado afirma que vai continuar fiscalizando o uso da máscara em Ponta Grossa, inclusive com apoio da Polícia Militar (PM).

Segundo a Sesa, o estado ainda não retirou a obrigatoriedade da máscara, mesmo com os bons índices de vacinação. O secretário estadual de Saúde Beto Preto afirma que o governo avalia a possibilidade de deixar a obrigatoriedade da proteção facial. Mas, ressalta o secretário, não neste momento, já que a pandemia ainda não acabou.

"Estudamos sim a possibilidade de fazer em algum momento o diálogo sobre o uso da máscara que no Paraná segue obrigatório por lei. Mas desde que os números continuem caindo", disse Beto Preto em entrevista do jornal Bom Dia Paraná, da RPC, nesta quarta-feira (3).

"Neste momento a orientação é de manutenção de todas as medidas não farmacológicas: uso de máscara, lavagem das mãos, álcool gel e quem puder manter distância de aglomerações, que fazem o vírus circular. Neste momento não temos o controle total da pandemia", reforçou o secretário estadual de Saúde.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]