• Carregando...
Ponte pretende ligar os municípios de Matinhos e Guaratuba.
Ponte pretende ligar os municípios de Matinhos e Guaratuba.| Foto: Arnaldo Alves/AEN

Dezoito empresas e consórcios se mostraram interessados em participar do processo que vai definir a execução de estudos ambientais e estudos preliminares de engenharia para construção da Ponte de Guaratuba. A obra com 800 metros de extensão pretende ligar os municípios de Matinhos e Guaratuba, no litoral do Paraná (travessia que é hoje feita somente por ferryboat).

Receba as notícias do Paraná pelo WhatsApp

A abertura de um novo processo ocorreu depois que a Justiça suspendeu a licitação que havia sido marcada para o dia 11 de agosto. A pedido do Ministério Público, a juíza Giovanna de Sá Rechia determinou a suspensão por entender que os estudos ambientais e o projeto da obra não poderiam ser licitados simultaneamente, uma vez que a elaboração do projeto dependeria dos resultados das análises ambientais.

Com isso, o governo estadual lançou um novo aviso de Manifestação de Interesse, cujo prazo para as empresas se apresentarem se encerrou na última sexta-feira (23). Agora, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) irá analisar o portfólio das 18 interessadas e elaborar uma Lista Curta para definição do edital de licitação. “Selecionaremos as oito melhores com base na relação de trabalhos anteriores que as empresas nos enviaram”, explica o diretor-geral do DER, Fernando Furiatti.

O novo edital irá selecionar a empresa ou consórcio responsável pela elaboração dos Estudos de Impacto Ambiental e Relatório do Impacto Ambiental (EIA-Rima), além dos estudos preliminares de engenharia da ponte. A previsão é de que a licitação ocorra nos próximos meses.

O edital anterior previa preço máximo de R$ 12,7 milhões para a realização dos estudos e projetos para a obra. Em 2019 o governo já havia investido quase R$ 1 milhão para elaborar os estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental (EVTEA).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]