• Carregando...
Secretário Beto Preto, ao lado de Ratinho Junior, em pronunciamento nesta quarta-feira (18)
Secretário Beto Preto, ao lado de Ratinho Junior, em pronunciamento nesta quarta-feira (18)| Foto: Rodrigo Felix Leal/Aen

O secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto, afirmou que incluirá os testes para coronavírus no rol de exames aleatórios feitos no estado. "A partir de hoje [quarta-feira, 18], a nossa vigilância sentinela vai incluir os testes de Covid-19 nas vigilâncias das síndromes gripais onde já houve caso positivo para coronavírus", apontou.

RECEBA notícias do Paraná pelo WhatsApp

A medida foi anunciada nesta quarta-feira, durante pronunciamento do governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) via redes sociais.

A vigilância sentinela são postos avançados nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) que recolhem material de pacientes para monitorar avanço de determinadas doenças. sobretudo as gripais. São 51 destes pontos no estado. "Isso vai nos ajudar a detectar qualquer tipo de transmissão local que ainda não tinha sido detectada", apontou o secretário.

Beto Preto também indicou que fará os exames em pacientes internados com síndrome respiratória grave.

Laboratórios credenciados

O governo adiantou ainda o decreto 4.261/2020, que será publicado na quinta-feira. o texto do Executivo permite o credenciamento de laboratórios privados para que atestem a presença ou não de coronavírus em um paciente.

Com isso, os exames não precisarão de contraprova do do Laboratório Central do Estado (Lacen). Os laboratórios privados deverão, no entanto, informar diariamente ao Centro de Informações Estratégicas e Respostas de Vigilância em Saúde do Estado do Paraná (CIEVS) os dados dos exames, inclusive dos casos suspeitos. Casos graves e óbitos deverão,m porém, serem repassados imediatamente ao Lacen.

O Paraná tem 14 registros da doença e outros 67 casos suspeitos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]