• Carregando...
Praia natural de Porto São José, distrito de São Pedro do Paraná
Praia natural de Porto São José, distrito de São Pedro do Paraná| Foto: Divulgação / Prefeitura Municipal de São Pedro do Paraná

Ainda deve levar algum tempo até que o projeto da praia artificial de Maringá saia do papel. Até lá, quem é da região noroeste do estado e busca por diversão e lazer na água tem nas praias dos rios Paraná e Paranapanema uma alternativa ao litoral do estado. A proximidade e o custo mais acessível têm tornado estes locais destinos bastante procurados por turistas paranaenses, assim como de outros estados. A Gazeta do Povo conversou com representantes do turismo de três das cidades mais procuradas na região, e traz os atrativos de São Pedro do Paraná, Porto Rico e Marilena.

Tríplice fronteira e encontro das águas são destaques em Marilena

A pequena cidade de Marilena tem uma população estimada em pouco mais de 7 mil habitantes. Mas a quantidade de pessoas no município se multiplica a cada final de semana, como explicou Regison Gentil Scotta, secretário municipal de Turismo. A maioria dos visitantes vem da região de Maringá para aproveitar os atrativos do – sem nenhuma surpresa – Porto Maringá, localizado às margens do Rio Paranapanema.

De acordo com o secretário, no final de semana do Natal “praticamente não tinha como ver a areia da praia de tanta gente que tinha”. São visitantes que buscam tranquilidade e lazer nas praias da região, que para Scotta não perdem em nada para o litoral do estado.

“Em outros balneários tem muita bagunça, som alto, narguilé. Aqui no Porto Maringá o espaço é mais tranquilo, mais para as famílias. Temos uma série de regras de controle e segurança, porque se não cuidar o ambiente fica tão bagunçado que ninguém vai querer vir aqui. O Porto Maringá é para quem está buscando por sossego e tranquilidade. Um dos destaques é o encontro das águas dos rios Paraná e Paranapanema. Outro é a tríplice fronteira dos estados de Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul. É uma verdadeira maravilha da natureza que temos aqui”, contou.

Estiagem aumentou a quantidade de praias em Porto Rico

Maringá também é a cidade de origem da maioria dos turistas que visitam as praias de Porto Rico. A distância é de pouco mais de 170 quilômetros, mas para Murilo Gois, secretário de Turismo de Porto Rico, a visita vale a pena. O porto conta com estrutura para quem já tem embarcações, mas também oferece a opção de táxi-barco para quem quer passear pelas ilhas que se formam no local.

Para o secretário, o período de estiagem pelo qual passa o estado do Paraná acaba tendo um lado bom para o turismo da região. “Quando o nível do rio está um pouco abaixo do normal, acabam aparecendo mais praias. Quando entramos no período de muitas chuvas e o nível do rio sobe, as praias desaparecem. Essa fase de estiagem, de seca, acaba sendo até boa de certa forma para a parte turística do município”, explicou.

O público tem comparecido em peso, revela o secretário. A cidade tem cerca de 3,5 mil habitantes, mas recebeu aproximadamente 40 mil pessoas no feriado do Ano Novo. “Eu sou nascido aqui, e fiquei abismado porque nunca tinha visto um público tão volumoso quanto houve na chegada do ano novo, quase dez vezes a quantidade de habitantes”, revelou Gois.

O perfil dos visitantes, contou o secretário, é composto em sua maioria por famílias. “São pessoas que querem aproveitar a natureza com mais tranquilidade”, detalhou. Conversando com os turistas, o secretário descobriu que muitos deles optaram pela viagem a Porto Rico em vez de “descer para a praia”.

De acordo com Gois, a cidade está se adaptando para absorver a alta demanda de turistas. “Temos estrutura para quem quer passar só o dia, mas também temos hotéis, pousadas, casas de veraneio, parques aquáticos e resorts para aqueles que querem ficar aqui por vários dias. A praia de água doce, até pela questão de não ter onda e ser mais tranquila, é mais indicada para esse perfil de turistas em família. A quantidade de pessoas na praia durante os dias normais é menor, e isso possibilita aproveitar melhor o espaço”, comentou.

Porto São José tem importância na história do Brasil

Um pouco mais perto de Maringá, a 150 quilômetros de distância, está o Porto São José, localizado em um distrito de São Pedro do Paraná. O local, revelou o secretário municipal de Turismo Fabio Junior Vieira, tem atrativos naturais e também ligados à história do Brasil.

“Porto São José é um dos mais antigos do Rio Paraná. O porto serviu como ponto de apoio para os militares durante a Guerra do Paraguai e também na II Guerra Mundial. Temos atrativos naturais, mas também somos um sítio histórico importante”, comentou Vieira.

Entre os atrativos naturais destacados pelo secretário estão duas praias – uma natural, outra artificial –, além de passeios de caiaque e também mergulhos realizados no Fundão, um dos pontos mais profundos do Rio Paraná. Para atender os turistas, o distrito conta com restaurantes, lanchonetes, estrutura hoteleira e um rígido controle de acesso às praias. Para Vieira, um passo essencial para que o passeio não acabe em estresse.

“No último final de semana tivemos aproximadamente 15 mil visitantes por dia. A cidade de São Pedro do Paraná tem cerca de 3 mil habitantes, cerca de 1,2 mil só no distrito de São José. Nós temos toda uma legislação para ordenar e organizar todo o fluxo desse serviço turístico. Isso foi feito justamente para permitir uma melhor experiência para nossos turistas. Estamos resolvendo os gargalos e melhorando a infraestrutura, tudo de forma bastante estudada e organizada. Se não planejarmos, o turismo vira um caos. Em vez de lazer, os turistas iriam encontrar o estresse, e assim ninguém nunca mais volta”, comentou.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]