• Carregando...
Primeiro paranaense a receber transplante de pulmões deixa o hospital
| Foto: Divulgação/Hospital Angelina Caron

O primeiro paranaense a receber transplante de pulmões recebeu alta nesta terça-feira (7). O pedreiro Reinaldo Ferreira de Goes, 57 anos, morador da Lapa, na região metropolitana de Curitiba, passou pelo transplante no dia 17 de dezembro de 2019. A cirurgia de alta complexidade foi no Hospital Angelina Caron, em Campina Grande do Sul, também na região de Curitiba.

Reinaldo sofria de enfisema pulmonar, que o impossibilitou de trabalhar nos dois últimos anos. Ele estava na fila junto com outros nove pacientes que também precisam de pulmões novos.

“O Reinaldo se recuperou muito bem e já está apto a sair do hospital. Ele ainda não vai voltar para casa, na Lapa. Vai permanecer na casa de parentes, pois precisa fazer o acompanhamento conosco nas próximas semanas. Mas logo já estará em casa”, comemora o médico cirurgião Frederico Barth, responsável técnico do Serviço de Transplante Pulmonar do Angelina Caron.

Cirurgia complexa

A operação de logística do primeiro transplante de pulmão do Paraná começou a cerca de 500 km de distância do local da cirurgia, em Foz do Iguaçu. O órgão foi levado de uma cidade a outra pelo helicóptero da Polícia Civil, sob coordenação da Central de Transplantes.

O Hospital Angelina Caron obteve há dois o credenciamento do Ministério da Saúde para executar transplantes de pulmão. Desde então, a equipe passou por diversos treinamentos para estar preparada para este tipo de cirurgia de alta complexidade.

LEIA TAMBÉM: Carnês do IPTU 2020 já estão sendo entregues. Veja opções e prazos de pagamento

“O processo é complexo e tem algumas particularidades fundamentais para a recuperação pós-cirúrgica. Além da compatibilidade sanguínea, os pulmões doados devem estar sem sinais de infecção ou indícios de lesões por trauma”, explica Barth.

O médico explica que para o transplante os órgãos a serem transplantados devem obrigatoriamente ser do mesmo tamanho dos pulmões originais do receptador. Do contrário, os órgãos não cabem na caixa torácica.

LEIA MAIS: Justiça suspende edital para gestão terceirizada de UPAs

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]