i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Covid-19

Estudioso da ivermectina na UFPR alerta para risco do uso indiscriminado da droga

  • 06/08/2020 13:43
ivermectina
Ivermectina: postagens em redes sociais sugerem medicação para tratar Covid-19. Anvisa refuta uso.| Foto:

Utilizada em diversos municípios do Brasil como método profilático contra a Covid-19, o antiparasitário ivermectina até agora não tem eficácia comprovada como imunoestimulante e ainda pode trazer riscos quando associada a outros medicamentos. O alerta é do professor do Departamento de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Paraná (UFPR) Marcelo Molento, que estuda o fármaco há 25 anos do ponto de vista bioquímico e da biologia molecular, com foco nos efeitos clínicos e na busca de marcadores para resistência.

As notícias mais importantes do Paraná no seu WhatsApp

Substâncias como a ivermectina e a hidroxicloroquina têm sido prescritas por grupos de médicos no Brasil e no mundo, que se baseiam em estudos empíricos para pleitear sua adoção em protocolos de saúde pública.

Molento assina um comentário editorial na última edição do periódico One Health, da Elsevier, com o título “Covid-19 e a corrida pela automedicação e autodosagem de ivermectina: uma palavra de alerta”. Segundo ele, existem centenas de registros de patente do efeito do medicamento como antiviral, porém todas sobre testes in vitro. “Comercialmente, na bula, a formulação do comprimido é voltada ao tratamento antiparasitário. Não há qualquer descrição sobre característica imunoprotetora ou imunoestimulante do fármaco.”

“O risco é do desconhecido, porque os testes clínicos ainda estão em andamento”, explica. De acordo com o pesquisador, a droga é considerada segura e, sozinha, não chega a provocar efeitos colaterais graves em quem a ingere por conta própria. “Mas, uma vez que você a tome sobre outra medicação, as interações medicamentosas podem levá-lo a ter uma indisposição, náuseas e tonturas, por exemplo.” Ele conta ter recebido relatos de crises intensas de labirintite e diarreia persistente após o uso da ivermectina.

Além dos efeitos colaterais, há um risco de quem usar o medicamento achar que está imune ao coronavírus e deixar de adotar medidas de prevenção ao contágio. O protocolo que tem sido adotado em diversos municípios indica a ingestão de um comprimido a cada 15 dias. Mas o composto atinge sua concentração máxima em cerca de 4 horas e é totalmente eliminado do organismo em até 24 horas, segundo Molento.

“Eu entendo a decisão de um gestor público, que, de repente, tem um recurso financeiro disponível, vê os índices de óbitos por Covid aumentando, não tem profissionais de saúde suficientes para atender todo mundo, e vê a ivermectina como uma possibilidade de mudar o quadro”, pondera. “Mas é uma atitude insegura do ponto de vista terapêutico e farmacológico.”

Na cidade de Paranaguá, no litoral do Paraná, a prefeitura adquiriu, por R$ 2,99 milhões, cerca de 352 mil caixas, com quatro comprimidos cada, de ivermectina, para distribuir à população como protocolo de tratamento profilático. A medida foi alvo de investigação do Ministério Público (MP) e, na semana passada, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) recomendou a suspensão da distribuição. Apesar de notificado pelo órgão, o município mantém a entrega dos remédios.

“Faço um apelo aos gestores públicos, para que montemos uma comissão e façamos uma discussão acerca do uso do medicamento. As decisões e ações políticas devem ser pautadas em dados epidemiológicos e clínicos”, diz.

A possibilidade de a ivermectina ser utilizada contra o Sars-CoV-2 foi sugerida em um relato publicado em abril na revista Antiviral Research por pesquisadores australianos. No artigo, os autores contam ter obtido a eliminação do vírus em 48 horas com o uso do composto em células in vitro. Não houve, no entanto, testes clínicos com pacientes que possam ser considerados conclusivos.

No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu uma nota de esclarecimento no início de julho em que afirma que, “até o momento, não existem medicamentos aprovados para prevenção ou tratamento da Covid-19 no Brasil” e que “as indicações aprovadas para a ivermectina são aquelas constantes da bula do medicamento”. No dia 23, o órgão mudou o controle sobre a prescrição médica do remédio, que passou a ter a venda autorizada apenas com retenção de receita.

Mas o pesquisador da UFPR conta ter recebido diversos relatos de pessoas que estão recorrendo a aviários e pet shops para adquirir a ivermectina para uso veterinário, o que pode gerar outros efeitos colaterais. “Há diversos tipos de formulação, com diferentes adjuvantes, dependendo do tipo de animal. A versão para humanos é a mais simples, que contém apenas o sal de ivermectina misturado com o veículo.”

21 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 21 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • M

    MAURO LEO

    ± 16 horas

    Parece que ninguém leva em conta o fato de que esse medicamento é seguro EM DOSE ÚNICA! Obviamente se um componente desenvolvido para ser utilizado uma, quando muito duas vezes AO ANO pode trazer complicações sérias. Agora, se a panaceia toda é por não existir comprovação nem que sim nem que não, usem o ozônio, aquele do prefeito de Itajaí. Esse, dizem, perfeitamente seguro, por ser gás inerte. Eu, por minha vez, espero quietinho a vacina

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Rogério R

    ± 20 horas

    Este vírus tem revelado o quâo inútil muitas pessoas são para a nossa sociedade! "Jornalistas", "médicos", políticos,... todos querem uma só coisa: mandar na vida alheia!!! Não sabemos os verdadeiros motivos (vontade de aparecer, pixuléco, incopetência), mas sabemos que tem muita gente trabalhando para o vírus, ou seja, para nos matar!!! Espero que toda essa gente empenhada em sonegar os remédios (principalmente médicos e políticos) seja devidamente processada e presa!!! Onde estão nossos promotores de justiça? Outra classe que tem revelado sua inutilidade!!! Em tempo: não há comprovação científica de que água mata a sede, portanto, segundo essa gente, todos deveriam parar de tomar água!!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    Jorge Vallim de Medeiros

    ± 21 horas

    Impressiona como, quase tudo que empiricamente já tem se mostrado eficaz, ou auxilie na cura e recuperação de infectados, é combatido por pessoas, supostamente preocupadas com as mortes mas, que náo apresntam nada além de "fique em casa"e üse máscara". Pior, autoridades dificultam o acesso a esses medicamentos, que aí estáo há décadas, disponíveis sem receita, como se planejassem o extermínio de parte da população. O que se constata , na realidade, é a velha ganância oportunista, de roubar recursos públicos, já que ela não tem vindo mais, através do vil uso de nossos impostos, no velho toma-lá-dá-cá.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Roozevelt Vieira

    ± 21 horas

    Com pouco mais de 53 mil habitantes, a cidade de Porto Feliz-SP, está localizada a 90 km da cidade de São Paulo (capital). O médico Cássio Habice Prado, eleito prefeito em 2017 explicou, através de uma live no youtube e graças à ética do jornalista Alexandre Garcia, como a cidade obteve sucesso no tratamento precoce (profilaxia) contra a Covid-19, usando a Ivermectina. http://www.bombeirosdf.com.br/2020/07/ignorado-pela-midia-prefeito-brasileiro.html?m=1&fbclid=IwAR33xU0mqVFEuKQEYGFyu0ymmtoA0ebKIggZF762UPVS8sSSooVVp-kWfZM

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marcelo Palma

    ± 23 horas

    Meu Deus! Dizer que remédio tem efeitos colaterais em pacientes até minha neta de 2 anos é capaz. Quer contribuir para a saúde? Apresente algum protocolo de tratamento que diminui a propagação e o índice de mortalidade do Covid.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • J

      Jorge Vallim de Medeiros

      ± 21 horas

      Um jaleco branco inspira confiança. E, a maioria justifica isso. Mas, não esqueçamos também que, erros médicos matam mais de 3 milhões de pessoas, anualmente, mundo afora. Há profissionais, de todos níveis, como em qualquer profissão.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • E

      EIDER

      ± 23 horas

      VERDADE, tem gente burra, desonesta com diploma na mão que fica criando tumulto e dizendo que inventou a roda. ATÉ O MAU USO DA ÁGUA MATA.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marcos Ctba

    ± 2 dias

    qualquer medicamento que usado com abuso fal mal, até paracetamol. Sensatez para o Homem faz bem.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Crferreira

    ± 2 dias

    Médico veterinário deve entender pra “cachorro” deste assunto!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    MAURICIO

    ± 2 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Roberto Garcia

    ± 2 dias

    A ideia dos comentários é que sejam bem arrazoados para produzir reflexões em todos nós. Quem só tem xingamentos por falta de argumentação razoável deveria se calar.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • Z

    Zyss

    ± 2 dias

    Gazetinha do Moro tá de brincadeira, assim não vai resistir ao aumento de QI dos seus consumidores.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    justo verissimo

    ± 2 dias

    bolsonaro que disse que curava,,,,

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • J

      Jorge Vallim de Medeiros

      ± 21 horas

      Naturalmente/ milhões de africanos confirmam.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Margarete Kolczycki Borges

    ± 2 dias

    Esperar coisa séria da gazeta?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • J

      Jorge Vallim de Medeiros

      ± 22 horas

      Vez por, outra, acertam.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • X

    Xicote

    ± 2 dias

    Cura do covid...banho de arruda com alho cru...de manha e antes de dormir...olha...ninguem vai ficar pelo menos 3 m de vc !!!! Babosa com.mel e erva doce ...oleo de mamona com creolina ...poe limao tbem...nada tem estudo cientifico mas se estas a beira da morte ....

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    carlos

    ± 2 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • J

      Jorge Vallim de Medeiros

      ± 21 horas

      É mesmo? Ainda que tenha aprovado reformas vitais para nosso crescimento, reduzido crimes violentos, rasgado estradas e ferroviasa, reformado portos e aeroportos, etc, etc.? Ora, então, era de demência que precisávamos?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • W

    WILSON

    ± 2 dias

    “O risco é do desconhecido, porque os testes clínicos ainda estão em andamento”, explica. De acordo com o pesquisador, a droga é considerada segura e, sozinha, não chega a provocar efeitos colaterais graves em quem a ingere por conta própria." E daí ,Gazeta ? Qual é o objetivo da reportagem ? Ser do contra ? Se era para isso ,não funcionou !!! Por favor , pensem nas pessoas que podem ser salvas ,sem efeitos colaterais ! Parem de ser do contra só por motivos ideológicos ,isto está se tornando cansativo e motivo de irritação para os leitores com bom senso !!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • J

      Jorge Vallim de Medeiros

      ± 21 horas

      Tem razáo; parecem de uma obssessáo infantilóide. Ajudemo-los a amadurecer.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

Fim dos comentários.