• Carregando...
Projeto prevê implantação de cinco novos parques.
Projeto prevê implantação de cinco novos parques.| Foto: Rodrigo Félix Leal/AEN

Em meio à crise hídrica que o Paraná atravessa, um projeto desenvolvido pela Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) e pela Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec) pretende criar nos próximos anos uma nova reserva hídrica junto ao Rio Iguaçu. A proposta prevê a implantação de um sistema de reservatórios lineares capaz de armazenar um volume superior a 100 bilhões de litros de água para abastecimento. É uma quantia equivalente a duas barragens do Iraí, responsável por abastecer parte de Curitiba e Região Metropolitana.

Receba as notícias do Paraná pelo WhatsApp

O projeto foi apresentado na última terça-feira (20) ao governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD), que destacou a necessidade de reforçar o sistema de abastecimento de água na capital, que há meses sofre com uma estiagem histórica. “Com este projeto queremos assegurar água de qualidade para os moradores da região pelos próximos 30 anos”, afirmou à Agência Estadual de Notícias.

Pelo projeto, serão feitas intervenções em uma área total de 17 mil hectares, abrangendo as quatro barragens do Sistema de Abastecimento Integrado de Curitiba e Região Metropolitana. Ao todo, haverá estruturação em 97 quilômetros lineares ao longo do traçado do Rio Iguaçu, entre os municípios de Quatro Barras e Porto Amazonas. Os reservatórios lineares serão criados com a interligação de cavas já existentes. O projeto prevê ainda a implantação de jardins de infiltração, que teriam a função de despoluir rios usando raízes de plantas.

Região Metropolitana ganha cinco novos parques

O ponto de partida para a criação da nova reserva hídrica é a construção de cinco parques na Região Metropolitana de Curitiba, projetados pela Comec. Além do Parque Ambiental do Palmital, que já está sendo construído em Pinhais, estão previstos o Parque Natural do Iguaçu (Araucária), o Parque Metropolitano do Iguaçu (São José dos Pinhais e Piraquara), o Parque Ambiental Itaqui (São José dos Pinhais) e o Parque Ambiental Piraquara.

Além de ampliar o abastecimento de água, o projeto tem por objetivo instituir um grande corredor ecológico, auxiliando na recuperação de rios e matas ciliares, garantindo segurança contra inundações e a diluição de efluentes. Estão previstos ainda espaços para lazer, recreação, pesca, visitação e educação ambiental, além de ajudar a evitar invasões, loteamentos clandestinos e aterramento de cavas.

O governo não informou o valor estimado para o projeto nem estimou prazo para sua execução. Somente a construção dos parques é calculada em R$ 90 milhões pela Comec.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]