• Carregando...
Grupo aposta em projeto de inovação para reduzir impacto social do coronavírus
| Foto: Pixabay

Uma rede de empreendedores, empresas e organizações de Curitiba, preocupados com os impactos sociais e econômicos da pandemia da Covid-19 na sociedade, lançou o projeto Quarentena Solidária, que reúne iniciativas para ajudar as pessoas mais atingidas neste momento. Isso inclui a população carente e profissionais de saúde que precisam de treinamento ou que estão sobrecarregados de trabalho. Outra frente de trabalho é apresentar ao poder público soluções inovadoras para reforçar as ações de combate ao novo coronavírus. Algumas iniciativas têm alcance nacional.

RECEBA notícias do Paraná pelo WhatsApp

Um dos objetivos mais urgentes do grupo Quarentena Solidária é levar alimentos a cidadãos mais vulneráveis, que ficaram sem renda com a paralisação das atividades econômicas em função da disseminação da Covid-19 – como exemplo, as famílias de catadores de material reciclado. Para executar essa ação, a rede pretende angariar o apoio de empresas e entidades.

“Estamos indo atrás, buscando parcerias e doações. Esse é um momento de política pública, e não política partidária. O impacto que a pandemia vai causar é sistêmico, precisamos de ações nessa linha também”, afirma um dos coordenadores do movimento, o advogado Rhodrigo Deda. Na linha de frente da iniciativa também estão Fabio Zugman, administrador de empresas; James Marins, empreendedor social; Mauricio Ramos, publicitário; e Virgínia Moraes Ramos, jornalista.

A rede começou a tomar forma no dia 17 de março, e em uma semana já há cerca de 500 pessoas envolvidas, das mais diversas profissões. “O nosso propósito é ajudar as pessoas. Todos são importantes. Para isso, precisamos de colaboração. Cada um tem algo em que é muito especial e pode ajudar. Podemos fazer muita coisa junto”, resume Deda. A maior parte do trabalho é feita de forma remota, e quando for necessária a interação social, serão tomadas as devidas precauções.

Com experiência em outras redes colaborativas, a Quarentena Solidária pretende facilitar a interação entre empreendedores e poder público. Deda cita um exemplo: a impressão 3D de insumos e equipamentos hospitalares. “Há empreendedores que querem ajudar, mas têm dificuldades com a regulação. Estamos vendo como ajudar nessas iniciativas”, explica. Os voluntários que fazem parte do movimento estão sendo separados em grupos no WhatsApp, para facilitar a atuação e resolução de problemas. Entre os grupos de trabalho estão: população de rua, voluntariado, tecnologia, jurídico, universidade, inovação social e negócios locais.

Com o trabalho de jornalistas e designers, a rede Quarentena Solidária também pretende funcionar como central de informações sobre dados da Covid-19 e atuar contra a disseminação de fake news. Uma ferramenta lançada nesta terça-feira (24) é o mapa dos casos de doença no Paraná. Outra iniciativa na área da saúde é conectar uma rede de psicólogos para atendimento virtual de profissionais de saúde, sobrecarregados e estressados com a atual carga de trabalho.

Inovação social

O empreendedor James Marins está coordenando os projetos de inovação social da rede, reunidos em um site dentro do portal da Quarentena Solidária. A intenção é cadastrar ideias e ações que possam ajudar neste momento. Segundo Marins, a adesão tem sido muito boa. Nas primeiras 72 horas de funcionamento, 40 iniciativas foram cadastradas. “A intenção é mobilizar o que chamamos de ecossistema de inovação social. É uma resposta cívica. Trabalhamos muito com a ideia de que precisamos de empresas sociais, pois estamos passando por um momento sem precedentes. Como não sabemos o que vai acontecer nos próximos dias, semanas e meses, precisamos de soluções inovadores para tratar dessa situação nova”, afirma.

Uma das ações já em funcionamento é da Academia Médica, que está ofertando capacitação on-line para profissionais de saúde operarem ventiladores mecânicos para tratamento da Covid-19. Essa medida tem abrangência nacional. “Os governos estão providenciando aquisição de aparelhos médicos para as UTIs, que são ponto crítico no combate à doença, então já está sendo ofertado o curso de capacitação a distância. Um curso dessa natureza não tem barreira territorial, pode ser levado ao país inteiro”, diz Marins. O papel da rede foi a interlocução com empresários para o investimento financeiro inicial para montar o curso.

Outras iniciativas inovadoras têm foco local, como o Cooltivando, que quer levar a produção das famílias rurais da região de Curitiba para venda direta nos condomínios, de forma a reduzir o número de pessoas em circulação em feiras e supermercados – além de ajudar o pequeno negócio local. “Muito do que fazemos é amarrar fios que estão soltos. Tenho percebido que pessoas que estão ajudando outras pessoas estão também ajudando a si mesmos. E isso é muito importante. Teremos tempos difíceis pela frente”, acrescenta o empreendedor social.

Outros detalhes sobre a rede e o cadastro de projetos inovadores podem ser acessados no site quarentenasolidaria.com.br e inova.contracoronavirus.com.br.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]