• Carregando...
Projeto de revitalização da orla de Matinhos.
Projeto de revitalização da orla de Matinhos.| Foto: IAT

Quatro empresas apresentaram propostas para a execução das obras de recuperação da orla de Matinhos, no litoral do Paraná. São elas: Consórcio Sulcatarinense, Consórcio Orla Matinhos, Consórcio Sambaqui, e Consórcio Nova Matinhos.

Cadastre-se e recebe as principais notícias do Paraná pelo whatsapp

Os envelopes foram abertos nesta terça-feira (17), no Instituto Água e Terra (IAT). No total, o órgão recebeu 62 manifestações de interesse, mas apenas quatro apresentaram as propostas de preço para dar continuidade nos processos. Os valores serão divulgados ao final do processo de análise. A expectativa é de que dentro de um mês a empresa vencedora seja anunciada.

De acordo com o IAT, as obras visam minimizar os impactos gerados pela combinação do desequilíbrio de sedimentos, ocupações mal planejadas e ressacas no Litoral. Serão feitas melhorias na infraestrutura urbana, turística e de lazer de Matinhos em duas etapas.

Na primeira, será feita a revitalização de 6,3 km entre a Avenida Paraná e o Balneário Flórida, com orçamento previsto em R$ 381,7 milhões. Serão instalados dois guias correntes, dois headlands e um espigão (estruturas que retém a areia na praia por mais tempo ). Em uma segunda etapa, será recuperado trecho de 1,7 km entre os balneários Flórida e Saint Etienne.

O valor total estimado é de mais de R$ 500 milhões. O Litoral vai ganhar novos equipamentos urbanos, como ciclovia, pista de caminhada e corrida, pista de acessibilidade e calçada. Serão feitos serviços de engorda da faixa de areia por meio de aterro hidráulico; estruturas marítimas semirrígidas; canais de macrodrenagem e redes de microdrenagem; e revitalização urbanística da orla marítima com o plantio de árvores nativas.

Também estão incluídas melhorias na pavimentação asfáltica e a recuperação de vias. O prazo de conclusão das melhorias no Litoral é de 32 meses, após a assinatura da ordem de serviço.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]