• Carregando...
Curitiba competitividade
Curitiba é a quinta cidade mais competitiva do país, segundo a CLP| Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo/Arquivo

Quatro cidades paranaenses – Curitiba, Maringá, Pato Branco e Londrina – estão simultaneamente entre as 50 cidades mais competitivas do país e entre as 10 da região Sul, segundo o 1° Ranking de Competitividade dos Munícipios, realizado pelo Centro de Liderança Pública (CLP) e divulgado nesta quinta (19).

Receba as notícias do Paraná pelo WhatsApp

Segundo o coordenador do CLP, Lucas Cepeda, a competitividade de um município está associada à melhoria no bem estar social e às entregas da gestão pública à sociedade.

“O ranking é, ao mesmo tempo, uma ferramenta de accountability, bússola para facilitar a alocação de recursos por parte da administração municipal e instrumento para atração de investimentos.”

Curitiba: força na economia e instituições

Curitiba é a quinta cidade mais competitiva no país e a segunda no Sul, atrás de Florianópolis. O CLP destaca que a cidade tem um ótimo posicionamento no que se refere às suas instituições (2ª no ranking nacional) e à economia (11° no ranking nacional) – capital humano, inovação, telecomunicações e inserção econômica.

O CLP aponta que Curitiba tem bons indicadores no que se refere a custo da função legislativa (11ª posição), qualificação do servidor (13°) e transparência municipal (8ª). E tem como oportunidade de melhoria reduzir o tempo de abertura de empresas (233ª)

“Mas na dimensão da sociedade há muito o que avançar”, diz Cepeda. Como exemplo, ele destaca as posições que Curitiba ocupa quando o assunto é acesso à saúde (202ª entre 405 cidades analisadas), segurança pública (104ª) e saneamento básico (131ª).

Maringá: sociedade em alta

Apesar de ser a 22ª cidade mais competitiva no país e a quinta na região Sul, Maringá não está entre as top 5 nos rankings setoriais do Centro de Liderança Pública. Ela tem um bom posicionamento no que se refere à sociedade (10ª) - acesso e qualidade de saúde, acesso e qualidade da educação, segurança e saneamento e meio ambiente -, mas precisa avançar no que se refere à qualidade de suas instituições (181ª);

Pato Branco: preocupação com saúde

A preocupação com saúde é um dos pontos fortes de Pato Branco, a 9ª cidade mais competitiva no Sul do Brasil e a 41ª no país. A cidade do Sudoeste do estado é o quinto melhor município brasileiro com acesso à saúde, de acordo com o CLP, com destaque para o atendimento pré-natal (3ª) e cobertura vacinal (23ª), mas tem muito a avançar quando a questão é a cobertura da atenção básica (81ª).

Londrina: referência no funcionamento da máquina pública

Londrina, a 10ª cidade mais competitiva do Sul do Brasil e a 42ª no país, é, também, referência no funcionamento da máquina pública. Ela se destaca nos indicadores de qualificação do servidor (2º no ranking) e transparência municipal (1°). Mas, segundo o CLP tem muito a avançar quando o assunto é o tempo de abertura de uma empresa, na qual ocupa a 262ª posição no ranking

Outros destaques

Além das quatro cidades que estão no top 50 do Brasil e no top 10 da região Sul, Umuarama, no Noroeste, obteve a quinta melhor posição nacional no que se refere a saneamento e meio ambiente. O CLP aponta que a cidade tem 100% de cobertura na coleta de resíduos domésticos e destina adequadamente o seu lixo. Mas necessita avançar no indicador de perdas relacionadas ao abastecimento de água (27ª posição no indicador).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]