• Carregando...
O governador participou nesta quinta-feira (13) do evento do  programa Mobilização pelo Emprego e Produtividade para Todos, iniciativa do Ministério da Economia, em Curitiba.
O governador participou nesta quinta-feira (13) do evento do programa Mobilização pelo Emprego e Produtividade para Todos, iniciativa do Ministério da Economia, em Curitiba.| Foto: Geraldo Bubniak/ AEN

A aprovação do reajuste de 4,94% pelo Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Paraná para os servidores do Judiciário pode esbarrar na negociação da data-base de outro poder, o Executivo. Na manhã desta quinta-feira (13), o governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) afirmou que pedirá para que o Legislativo, a quem cabe a palavra final, reavalie a concessão do aumento salarial ao Judiciário.

A possível aprovação coloca a negociação do governo com seus funcionários em xeque. O funcionalismo do Executivo pede reajuste de 17%, mas o estado pretende adiar por mais um ano o aumento salarial. "Vamos tentar apresentar [para a Assembleia Legislativa] a dificuldade de caixa do governo. Havendo dificuldade, a dificuldade é para todos os poderes, pois quem faz o repasse é o poder Executivo", disse.

Ratinho Junior indica que membros do governo deverão se sentar com representantes dos servidores na próxima semana. "Temos uma reunião na terça-feira com a comissão dos servidores. Mas queremos fazer isso de uma maneira muito justa, pois o momento atual não nos dá oportunidade para reajustar os salários. A Secretaria da Fazenda está pensando em algumas compensações para montar uma proposta e apresentar", afirmou o governador.

Ratinho afirmou ainda que o estado deverá receber menos dinheiro federal em junho. "O repasse do governo federal para o Paraná agora no mês de junho vai cair 10% comparado ao [mesmo período do] ano passado", apontou o governador. "A situação é grave e depende muito do que vai acontecer com a reforma da Previdência", apontou.

Nesta semana, o governo paranaense recebeu um documento, elaborado pelo Banco Mundial, que sugere ações para reduzir custos com pessoal. Uma das conclusões é de que se poderia reajustar o salário pelo índice da inflação. A correção, aponta o estudo, evitaria perda salarial dos servidores. Ratinho Jr. disse que sua equipe ainda analisa o levantamento. "É um estudo que demonstra mais claramente aquilo que sabemos, que o Paraná paga 35% acima do que a iniciativa privada paga para as mesmas funções. Isso acabou comprometendo o caixa", destacou.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]