• Carregando...
Carlos Massa Ratinho Junior, governador do Paraná
| Foto: Rodrigo Felix Leal/ANPr

Ter uma oposição pouco numerosa na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) não tem sido necessariamente motivo de tranquilidade para o governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD). Se por um lado o governador tem feito passar com alguma facilidade matérias espinhosas, como o reajuste escalonado de servidores públicos, por outro, assistiu a praticamente metade de seus vetos a projetos de lei cair em votações de plenário.

RECEBA as notícias de Paraná pelo Messenger do Facebook

Do início do ano até aqui, Ratinho Junior emitiu 13 vetos totais ou parciais a projetos aprovados pela Alep. Destes, a Casa manteve seis e rejeitou os outros sete, transformando em lei promulgada. Duas dessas derrotas ocorreram neste último mês.

A queda de vetos é um processo tradicional na democracia. Quando um projeto é aprovado nas assembleias estaduais, ele vai para a sanção (aceitação) ou veto (derrubada) do governador. Se o governador não sancionar a lei, deve devolver o projeto ao parlamento barrando trechos (veto parcial) ou o texto inteiro (veto total). Cabe novamente à Casa decidir se os vetos são justificáveis (e arquivar o projeto) ou descartáveis (e promulgar a lei via Legislativo).

Os textos derrubados, por sua vez, não representam ameaça ou compromisso perigoso para o governo do estado, já que legislam sobre matérias não (ou pouco) onerosa e de aplicação mais simples. Exemplos são os recentes vetos derrubados sobre a divulgação do cronograma de obras das concessionárias de pedágio e higienização de carrinhos de supermercado.

Análise

Segundo o professor e cientista político Doacir Quadros, a derrubada de vetos funciona muitas vezes como artigo de acordo dos parlamentares com o governo. “O que observamos é que existe uma necessidade de negociação do governo do estado com a assembleia. Inevitavelmente os projetos são usados como moeda de troca, mesmo ele [Ratinho Junior] tendo uma maioria [de apoiadores no Legislativo]", diz.

“O que temos que observar é que essa maioria não está estabelecida. Ela existe, a princípio, mas não está de fato alinhada com o governador”, destaca o especialista. Segundo ele, bancadas expressivas e partidos menores, mas unidos, podem exercer esse poder fisiológico. “Comparado com a oposição, eles estão mais abertos à negociação. Com a oposição o ponto de partida já é o não”, diz.

Na média

Para efeito de comparação, o ex-governador Beto Richa (PSDB), em 2017, manteve 69% dos seus vetos totais ou parciais (25 de 36). Já em 2018, Richa manteve apenas 22% dos vetos (2 de 9).

O líder do governo na Alep, deputado Hussein Bakri (PSD), ainda não respondeu aos pedidos de comentário da reportagem.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]