• Carregando...
Fluxo de pessoas entrando em ônibus no Terminal Santa Cândida em Curitiba.
Fila no terminal do Santa Cândida.| Foto: Gerson Klaina

Mesmo com as novas restrições impostas pelas maiores cidades do Paraná para evitar aglomerações, a população ainda não reduziu a movimentação. Os índices de isolamento permaneceram no mesmo patamar das últimas semanas, abaixo dos 40%. Em Londrina e Maringá, o porcentual chegou a 33% na quarta-feira (17), próximo do que se observava em dias pré-pandemia.

RECEBA notícias do Paraná pelo WhatsApp

Nas outras grandes cidades, o isolamento foi um pouco maior: em Cascavel e São José dos Pinhais, o índice chegou a 35%; em Cascavel, 36%; em Curitiba, 37%. Dentre os municípios mais populosos, Foz do Iguaçu foi o mais “confinado” nesta quarta-feira, com índice de 41%. Os valores são calculados pela empresa de tecnologia In Loco, a partir de dados criptografados de celulares, e mostram a quantidade de pessoas que fica no perímetro próximo à própria residência, sem se deslocar para outras regiões.

Todos esses municípios anunciaram recentemente medidas para conter o avanço do coronavírus, que nas últimas semanas se alastrou por todo o Paraná. Os municípios da Região Metropolitana de Curitiba (RMC) vão aderir a um regramento sobre horário de funcionamento de comércio, serviços e indústrias, a ser divulgado pelo governo do Paraná até esta sexta-feira (19). Antes disso, no sábado (14), a prefeitura de Curitiba restringiu o funcionamento de algumas atividades, como academias, igrejas e templos, bares e atividades correlatas, parques e praças.

Essa movimentação nas grandes cidades tem ocorrido com frequência desde maio. No fim de março, com as primeiras medidas do Paraná decretando o isolamento, os índices de isolamento giravam em torno de 49% nos dias úteis. Em abril, foram decaindo para a faixa de 41% a 44%. No mês seguinte, nova queda, para um patamar entre 37% e 39%. Em junho, as taxas foram caindo mais um pouco, culminando com os menores índices vistos durante a pandemia.

Casos registrados no Paraná em 18 de junho

Pelos dados desta quinta-feira (18) das respectivas prefeituras, Curitiba registrou 54 novos casos, chegando a 2.543 confirmações e 97 óbitos; Londrina teve acréscimo de 14 casos, com 929 no total e 56 óbitos; em Maringá foram 46 novos, 968 confirmados e 12 óbitos; em Ponta Grossa, foram 22 novos, 214 no total e apenas 1 óbito; em São José dos Pinhais, houve acréscimo de 178 casos, totalizando 1.617 confirmações e 27 óbitos; e em Foz do Iguaçu, foram 11 novos casos, chegando a 346 confirmações e 4 óbitos.

Como está o isolamento nos outros estados do Sul?

A queda no isolamento tem sido constante na Região Sul, região que inicialmente conseguiu controlar os casos de Covid-19, mas que agora tem vivenciado uma escalada no número de infecções. Na quarta-feira (17), o índice de isolamento do Paraná era de 35,4% – o quarto menor do Brasil, atrás de Tocantins (33,7%), Goiás (34,2%) e Mato Grosso do Sul (35,0%) – próximo ao de Santa Catarina (35,5%) e do Rio Grande do Sul (36,4%).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]