• Carregando...
Seca em Renascença
Produção de leite caiu 20% por causa da seca que afeta o gado, estima o prefeito de Renascença| Foto: Divulgação/Prefeitura de Renascença

O município de Renascença, no Sudoeste do Paraná, declarou situação de emergência em razão da falta de chuvas que afeta a população e a economia local, baseada na produção leiteira. O decreto municipal que dispõe sobre as condições atípicas, publicado no início do mês, foi homologado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) por meio de decreto estadual publicado no Diário Oficial do Estado da última quinta-feira (10).

RECEBA notícias do Paraná pelo messenger do Facebook

Segundo o prefeito Lessir Canan Bortoli (PSC), a estiagem atinge a cidade há cerca de 80 dias. “Há chuvas de menor intensidade, mas a água desapareceu”, conta. Segundo ele, mais de 300 famílias foram afetadas pela seca. “Na região próxima à divisa com Campo Erê, em Santa Catarina, os efeitos são mais devastadores”, afirma. De acordo com Bortoli, moradores de assentamentos como o João de Paula estão utilizando água de riachos para o gado e para consumo humano, embora a fonte não seja potável.

A estimativa da prefeitura é de que a produção de leite caiu 20% em razão dos efeitos da seca. “Isso fora o atraso no plantio e o problema de plantel, porque o gado magro vai demorar para recuperar peso e produtividade”, diz o prefeito. A declaração de situação de emergência permite que o município realize a perfuração de poços artesianos sem a necessidade de processo licitatório, o que agiliza o processo, explica o secretário de administração e planejamento de Renascença, Jovani Luiz Cenatti.

Com a homologação pelo estado da situação de emergência declarada pelo prefeito, órgãos do sistema estadual de proteção e defesa civil também ficam autorizados a prestar apoio suplementar ao município.

Outros municípios do Sudoeste sofrem com a redução no volume de água dos sistemas de abastecimento. De acordo com a Sanepar, a situação atinge Dois Vizinhos, Planalto, Capanema, Pérola do Oeste, Salto do Lontra, Realeza, Santo Antônio do Sudoeste, Flor da Serra do Sul, Nova Prata do Iguaçu, Boa Esperança do Iguaçu, Nova Esperança do Sudoeste, Bom Jesus do Sul e Francisco Beltrão.

Cidades do Norte Pioneiro também enfrentam seca

A falta de chuvas também atinge municípios da região do Norte Pioneiro do estado. Segundo a Sanepar, os mananciais que abastecem as cidades de Ibaiti, Quatiguá, Santo Antônio da Platina e Siqueira Campos estão com a vazão reduzida em mais de 70%. A razão seria o longo período de estiagem, além do maior consumo de água em razão das elevadas temperaturas dos últimos dias.

A companhia de saneamento informa que adota medidas emergenciais para manter o abastecimento e complementa o serviço com o auxílio e caminhões-pipa.

De acordo com o Instituto Tecnológico Simepar, uma frente fria que ingressa no estado do Paraná nesta semana deve trazer algum alívio, com a formação de chuvas em todas as regiões.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]