i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Perfil

Quem é Renato Feder, secretário de educação do Paraná que caminha para o MEC

    • Gazeta do Povo
    • 22/06/2020 19:50
    Renato Feder em teletrabalho durante a pandemia de coronavírus. Ele é cotado para assumir o MEC.
    Secretário estadual do Paraná, Renato Feder, é cotado para assumir o MEC.| Foto: Reprodução Facebook

    Cotado para ministro da Educação, Renato Feder, secretário estadual da pasta no Paraná, tem como principal cartão de visita para o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), com quem se reúne nesta terça-feira (23), a visão liberal de mercado, o empreendedorismo, o apoio de aliados do presidente, e a experiência no setor de educação - cuja gestão virou um desafio ainda maior em meio aos obstáculos trazidos pelo coronavírus. A pandemia parece ser, inclusive, o ponto mais relevante em que ele destoa do governo federal.

    RECEBA notícias do Paraná pelo WhatsApp

    No Paraná, que adotou várias restrições de atividades por causa da Covid-19, Feder trabalhou com a suspensão das aulas presenciais - substituídas por estudos on-line, e defende a gravidade da pandemia. Foi o que ele declarou em 2 de abril, em uma webconferência, a primeira após a suspensão das aulas. “A primeira coisa que eu queria falar é sobre a situação do coronavírus em especial. É uma calamidade pública, eu tive na minha família. Meu irmão pegou, meu pai pegou e minha mãe pegou. Sendo que meu pai e minha mãe são do grupo de risco. Então é uma situação muito muito complexa, que eu senti na pele. O mundo foi contaminado por esta nuvem negra, uma situação horrível que demanda de todos nós muita responsabilidade e muita serenidade e decisões muito complexas que mexem no nosso coração”, afirmou.

    O quanto esse pequeno detalhe vai pesar na corrida pelo cargo é uma incógnita. Jair Bolsonaro, crítico ferrenho do isolamento social decretado por governadores e prefeitos, receberá o gestor paulista em Brasília para a conversa que pode definir o substituto de Abraham Weintraub – ele deixou o Ministério da Educação (MEC) no sábado (20), após voar para os Estados Unidos com a indicação de ocupar uma diretoria no Banco Mundial.

    Feder soma muitos pontos com empresários, militares e políticos alinhados a Bolsonaro. Aos 41 anos e com carreira no setor privado, o secretário estadual tem um perfil empreendedor e liberal. Em seu currículo consta que ele é administrador, mestre em Economia pela Universidade de São Paulo (USP), e tem experiência como docente na Educação de Jovens e Adultos, bem como na direção de uma escola em São Paulo. Também assessorou a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, enquanto comandava com o amigo e sócio Alexandre Ostrowiecki a empresa de tecnologia Multilaser, que atingiu faturamento acima de R$ 2 bilhões em 2017.

    A dupla parece ter mão para projetos com grandes cifras: criou o Ranking dos Políticos, que desde 2010 elenca notas a parlamentares, de acordo com sua performance – quanto mais liberal, mais destaque. Hoje a página no Facebook do Ranking dos Políticos acumula 2 milhões de seguidores. Segundo reportagem da Folha de S. Paulo em agosto de 2018, Feder se engajou no projeto ao sentir dificuldade em escolher um candidato a deputado federal. Atualmente, as cinco primeiras posições no Ranking são ocupadas por integrantes do Novo, partido que está rachado entre aliados e oposicionistas a Jair Bolsonaro.

    Mas é em outro partido, no Republicanos, que Feder tem padrinhos políticos que ajudaram a pavimentar o encontro com Bolsonaro. É nessa sigla que estão os filhos do presidente Flavio, senador, e Carlos, vereador no Rio de Janeiro. No Paraná, o Republicanos é comandando por Valdemar Bernardo Jorge, secretário estadual do Planejamento e amigo do secretário da Educação. No fim de maio, Valdemar fez uma live no Instagram com Feder para debater a educação do futuro.

    Pelas informações extraoficiais, a ala militar aderiu ao nome de Feder por ser um técnico, o que poderia ajudar a compor um ministério de "notáveis" com capacidade de execução, distanciado-se de conflitos e embates com a sociedade civil organizada e outros Poderes.

    A Secretaria Estadual da Educação e do Esporte (Seed) não confirmou informações sobre o encontro com Bolsonaro. Entretanto, em sua página no Facebook, Feder fez ontem uma atualização da foto do perfil, com a mensagem “juntos pela educação”. Segundo fontes próximas, ele estaria inclinado a assumir o MEC, com a anuência do governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) – apesar das medidas de isolamento social no estado, ele sempre tentou manter o clima de cordialidade com o presidente da República, do qual é um importante aliado.

    Agilidade de empresário

    A experiência como executivo de empresa de tecnologia deu a Feder um senso de urgência que nem sempre é visto na gestão pública. Em 2 de abril a Seed já anunciava a preparação de um sistema de Educação a Distância para atender aos alunos da rede estadual. Mas muitos foram pegos de surpresa quando as aulas começaram, já na segunda-feira seguinte, em 6 de abril, por meio de aplicativo de celular e transmissão via canal de televisão aberta.

    O início foi tumultuado mas, posteriormente Feder defendeu a iniciativa, dizendo que era melhor lançar o programa e ir ajustando ao longo do tempo. Uma grande dificuldade foi relatada por famílias mais vulneráveis, que não tinham como acessar conteúdo via celular, nem sinal digital na televisão para captar o canal, e preferiam pegar material impresso mas não estavam conseguindo. Após a divulgação desses casos, a Seed aprimorou a busca ativa de alunos que não estavam acompanhando as aulas e realizou pesquisas com pais e alunos sobre possibilidades de melhorias.

    Legado

    Em março de 2019, a revista Nova Escola entrevistou Feder, dentro de uma série sobre todos os secretários estaduais. Para a questão sobre o grande desafio da Seed, Feder respondeu: “O grande desafio é o professor se sentir valorizado e apoiado na hora de dar aula. Eu entendo que a Educação passa por muitos pontos, mas o principal momento de aprendizagem é a aula – começa no minuto 1 e termina no minuto 50, e aquela interação pode ser produtiva, gostosa, de aprendizado, de troca, ou pode ser bagunçada, desinteressante, com alguns alunos aprendendo e outros não. E quando o professor entra para dar aula, o ambiente é muito desafiador. Então a gente tem que ajudar o professor em dar uma boa aula”.

    A relação com os professores, entretanto, tem sido um pouco tumultuada pelas dificuldades impostas pela pandemia: alguns professores não se sentiam preparados para dar aulas on-line. A Seed, porém, celebra os altos números de adesão de professores e alunos ao aplicativo Aula Paraná: são 100% dos professores e 99% dos estudantes, segundo informações publicadas nesta segunda-feira (22). Outra conquista foi o recorde de inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2020: 53.180 alunos da rede estadual, contra 38 mil em 2019, segundo a Seed.

    Na entrevista à Nova Escola, Feder também deixou claro seu viés liberal, ao propor mais parcerias entre rede pública e privada, como por exemplo para formação continuada de docentes. Ele se disse contra a prática de pagamento de bônus a professores e defendeu mais promoções como forma de valorizar os docentes. Também pretendia engajar mais alunos e professores de forma a propiciar aulas mais atrativas, reduzindo a evasão, principalmente no ensino médio. À revista ele destacou também a importância do diretor de escola – se não houvesse impeditivo financeiro, ele disse sonhar com diretores “ganhando muito bem”, pois “se o diretor não estiver a fim, nada acontece”.

    32 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
    Use este espaço apenas para a comunicação de erros
    Máximo de 700 caracteres [0]

    Receba Nossas Notícias

    Receba nossas newsletters

    Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

    Receba nossas notícias no celular

    WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

    Comentários [ 32 ]

    Máximo 700 caracteres [0]

    O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

    • R

      Renato Silva

      ± 10 dias

      Espero que ele faça um trabalho tão bom quanto o Weintraub vinha fazendo.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • Máximo 700 caracteres [0]

    • E

      Elias Quadros

      ± 10 dias

      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • Máximo 700 caracteres [0]

    • E

      Elias Quadros

      ± 10 dias

      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • Máximo 700 caracteres [0]

    • W

      Wander Leite

      ± 10 dias

      Boa pessoa. Basta saber se vai aguentar as ignorâncias de um "chefe" que é o Maduro tupiniquim, um exemplo mundial, e queimar sua carreira... sem contar a doutrinação da baixaria imposta pelo velhote Olavo...

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • Máximo 700 caracteres [0]

    • P

      Portugal

      ± 10 dias

      Vamos contar quantas semanas vai levar para o Bolsonaro queimar o cara e decidir botar outro militar para ocupar a pasta.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • Máximo 700 caracteres [0]

    • M

      marcio

      ± 10 dias

      Alguém sabe onde nasceu o John Travolta dos Pinheirais? Pelo jeito, é paulista.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • Máximo 700 caracteres [0]

    • S

      Salvador

      ± 10 dias

      Este não serve para Bolsonaro. Tem de ser extremista, raivoso, procurar comunista debaixo de cama, Olavista, anti globalista, apoiador de 64, religioso, enfim, todas estas qualidades, necessárias a um bom Ministro de Educação...

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • Máximo 700 caracteres [0]

    • S

      Sr. Walker

      ± 10 dias

      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • Máximo 700 caracteres [0]

    • Z

      Zyss

      ± 10 dias

      Soyboy fraquíssimo, pelas falas não percebeu nada a guerra cultural que se passa nas universidades....

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • Máximo 700 caracteres [0]

    • C

      C R Berger

      ± 10 dias

      O povo não tem memória. Vamos recapitular o início da carreira Feder no Paraná. Ele foi convidado por 3 governadores para ser Secretário de Educação, incluso Minas Gerais. Preferiu o Paraná. Assumiu e sugeriu o esquema VOUCHER. Cada família receberia um voucher, tipo cupom com o qual o estado pagaria a escola escolhida. Achou que descobriu o Brasil. Não tinham contado pra ele que o Paraná tinha 80 mil professores e que continuariam ganhando salário com chuva ou sol. O voucher era um custo adicional. O voucher foi abortado em 11 de janeiro de 2019, depois de nossas duras críticas aqui na Gaze.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • Máximo 700 caracteres [0]

    • J

      Jeronimo

      ± 10 dias

      O quesito principal para melhorar a qualidade do ensino do terceiro grau no Brasil é a isenção política. Se defender a escola sem partido e tendo o viés liberal aqui apresentado, terá tudo para fazer um boa gestão.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • Máximo 700 caracteres [0]

    • A

      ADRIANA M

      ± 10 dias

      O currículo é bom para uma pessoa ainda jovem, mas fraco para um cargo de importância estratégica em qualquer País que pretenda ser desenvolvido e independente de fato. Parece ter bom senso e isso, logo, vai colocá-lo numa linha de confronto com os terraplanistas do Planalto. Entendo que seja um belo upgrade para a sua carreira, porém, penso que deveria dar mais solidez ao seu currículo implantando bons projetos e apresentando resultados de qualidade no Paraná. Isto, com certeza, irá credenciá-lo a voos mais elevados.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • Máximo 700 caracteres [0]

    • W

      WBRU

      ± 10 dias

      Fico muito feliz como paranaense e brasileiro! Feliz pelo indicado e pela nação. Mas dado o recente histórico de ministros fritados neste governo, também fico muito preocupado com o futuro dele. Não é um terreno fértil para ministros que se sobressaiam. Para sobreviver na atual estrutura ditada pelo presidente, minha interpretação dos eventos indica não ser seguro sair da sobra do presidente, o que potencialmente faria o capaz atual secretário de Estado. Infelizmente.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • Máximo 700 caracteres [0]

    • M

      Marcos A.

      ± 10 dias

      Por essas que o voto em Bolsonaro valeu a pena. Se ele usa máscara ou não? Isso não interessa para o Brasil. Quando começarmos a pensar grande, o Brasil pode ter um Futuro, caso contrário, será um país para poucos!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • Máximo 700 caracteres [0]

    • H

      HERMES CARLOS BOLLMANN

      ± 10 dias

      Quem é RENATO FEDER? POIS É AGORA TODOS JÁ SABEM, DEVE SER O NOVO MINISTRO DA EDUCAÇÃO, É O PARANÁ EXPORTANDO MINISTRO PARA A AREA FEDERAL, FOI E ESTÁ SENDO O GRANDE SECRETARIO QUE NOSSO GOVERNADOR DESCOBRIU, PROFISSIONAL DO MAIS ALTO GABARITO, COM CERTEZA, IRÁ REVOLUCIONAR O MEC.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • Máximo 700 caracteres [0]

    • K

      Klin

      ± 10 dias

      Feder: Ainda dá tempo. Se realmente quer impulsionar tecnicamente o MEC na gestão Bozo. Esqueça! Você não conseguirá mudar o que foi implantado ideologicamente pelos antecessores.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      1 Respostas
      • R

        Renato Silva

        ± 10 dias

        É verdade. O trabalho de destruição da educação e aparelhamento ideológico realizado durante 24 anos (desde o primeiro mandato do FHC) não será revertido tão facilmente. O demônio ainda vai gritar e xingar bastante durante o exorcismo.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

      • Máximo 700 caracteres [0]

    • K

      Klin

      ± 10 dias

      Feder: Ainda dá tempo. Se realmente quer impulsionar tecnicamente o MEC na gestão Bozo? Esqueça! Você não conseguirá mudar o que foi implantado ideologicamente pelos antecessores.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • Máximo 700 caracteres [0]

    • J

      J. MOACIR

      ± 10 dias

      Se for para o Ministério , GOL do Bosonaro !

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • Máximo 700 caracteres [0]

    • F

      FRANCES

      ± 10 dias

      Se for para ser transferido, vai para fazer acontecer e valer a pena. Se for para copiar o modelo do Moro e fazer uma lastimável gestão, melhor fica quieto onde está; Para assumir esse cargo, você precisa sabe trabalha na pressão, tem que ter **** para aguentar um monte de gente chata, ter visão micro e macro. No teu currículo você precisa ter uns quatro mestrado em jogo de cintura, uns dois PHD em sabe ouvir e fazer sem questionar, mesmo sendo o gestor, o ministro e responsável pelos resultados;

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • Máximo 700 caracteres [0]

    • M

      MS

      ± 10 dias

      É bom que vá fazer nada em outro lugar mesmo. Afinal, o que ele fez de bom pela educação no Paraná a não ser mudar o layout da secretaria?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • Máximo 700 caracteres [0]

    • M

      Momento Fletor

      ± 10 dias

      Se assumir o cargo, logo, logo, ele mudará um pouco de opinião sobre a necessidade de isolamento social. Quem viver verá.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      1 Respostas
      • R

        Rubens Farias

        ± 10 dias

        Espero que não.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

      • Máximo 700 caracteres [0]

    • A

      ALCIONE PRA

      ± 10 dias

      É MAIS UM ********* QUE VEIO DE FORA GANHAR DINHEIRO NAS COSTAS DO POVO DO PARANÁ! RATINHO TROUXE ESSA ENCOMENDA DE MACUMBA, TANTO UM COMO OUTRO SÃO *********!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      3 Respostas
      • M

        Marcelo

        ± 10 dias

        Pela escrita deve ser professora estadual do ensino médio

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

      • R

        Rubens Farias

        ± 10 dias

        Que opinião estupida, você não conhece a multi laser, uma das maiores empresas de tecnologia do Brasil. Um secretário de educação ganha menos de 30 mil, isso ele como dono da empresa ganha por dia. Até quando vão ficar com essa imbecilidade de achar que todos funcionários públicos, estáveis ou passageiros, são marajás. Não confunda a mer da do salário-mínimo com o que ganha um executivo.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

      • J

        Jota

        ± 10 dias

        O cara é multimilionário e está na secretaria de educação pelo desafio. Informe-se melhor antes de emitir opiniões.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

      • Máximo 700 caracteres [0]

    • J

      José Airton Gernano da Silva

      ± 10 dias

      Mesmo nessa matéria percebemos as fragilidades do atual secretário de educação e possível futuro Ministro da Educação. Ele foca a aprendizagem no professor e no diretor, não se refere ao primordial: a estrutura física e pedagógica da escola. Como podemos alavancar a educação em qualquer grupo de humanos com estrutura física inadequado a aprendizagem. As escolas estaduais de cidades do interior e muitas das grandes cidades não tem cozinhas adequadas às necessidades dos alunos, não tem laboratórios de ciências, muito menos um refeitório. Vamos para a estrutura pedagógica: as escolas são feudos de grupelhos que se utilizam da marquetagem política para se manterem na direção. Lamentável.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      1 Respostas
      • J

        Jota

        ± 10 dias

        Informe-se melhor.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

      • Máximo 700 caracteres [0]

    • D

      DENISSON HONORIO DA SILVA

      ± 10 dias

      Gostaria de mais informações sobre seu pensamento. A própria Gazeta tem feito ótimas reportagens sobre o gargalo da educação. O nó górdio da alfabetização é o principal. Na sequência, mudança deste curriculo desestimulante para os estudantes. Matérias que são um estorvo para um balconista de qualquer loja, que precisa fundamentalmente de matemática e português. Mas não, o coitado é obrigado a decorar onde fica os Pirineus, o que foi a Revolução Francesa e quem foi Sócrates. Ótimo. Mas até agora sugestão do governo Temer não emplacou a mudança. Fomos influenciados pelo enciclopedismo francês, torcíamos o nariz para a cultura americana. Veja só onde estamos.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • Máximo 700 caracteres [0]

    • C

      CSG

      ± 10 dias

      Vai se meter numa furada.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • Máximo 700 caracteres [0]

    • N

      Neanderthal

      ± 10 dias

      Bom nome!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • Máximo 700 caracteres [0]

    Fim dos comentários.