• Carregando...
Linha de produção da fábrica da Renault, em São José dos Pinhais
Linha de produção da fábrica da Renault, em São José dos Pinhais| Foto: Rodolfo Buhrer / Divulgação Renault

Os mais de 7 mil funcionários da Renault do Brasil, uma das principais indústrias no Paraná, começaram regime de redução de jornada e salários nesta segunda-feira (18). De acordo com a montadora, localizada em São José dos Pinhais, a diminuição nas horas trabalhadas chega a 70% para alguns dos empregados. A decisão, garantida pela Medida Provisória 936 do governo federal, valerá por 30 dias, inicialmente.

Pelas regras do programa federal, criadas para o enfrentamento econômico da pandemia de Covid-19, uma empresa pode cortar em até 70% os salários dos funcionários – com uma proporcional diminuição da jornada. Parte desta perda, mas não a totalidade, é bancada pelo próprio governo. Segundo a Renault, a empresa completará o valor pago pela federação para que não haja perda nos salários líquidos do trabalhador.

A empresa também rescindiu ou não renovou o contrato de 300 funcionários. A justificativa é adequar a produção à demanda. A Renault diz ter adotado condições especiais, como extensão do plano de saúde por três meses para esses trabalhadores.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]