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Rodovias

Em reunião com ministério, deputados do Paraná cobram pedágio mais barato

  • 30/07/2020 21:17
O governador Ratinho Junior participou de reunião com o ministro de Infraestrutura, Tarcísio Freitas, e com a bancada federal, para discutir o novo modelo de pedágio no Paraná.
O governador Ratinho Junior participou de reunião com o ministro de Infraestrutura, Tarcísio Freitas, e com a bancada federal, para discutir o novo modelo de pedágio no Paraná.| Foto: Rodrigo Felix Leal/AEN

Os valores da tarifa de pedágio a serem praticados no Paraná a partir de 2021 foi o principal assunto de uma reunião entre o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, e a bancada parlamentar que representa o estado em Brasília. O governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) e o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex de Oliveira, também participaram do encontro virtual, que durou duas horas na tarde desta quinta-feira (30).

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Deputados federais e senadores insistiram que o preço deve ser, no mínimo, a metade do que é pago atualmente. Mas não conseguiram arrancar do ministro a promessa de que o pedido será acatado. Tarcísio Freitas disse que, em alguns dos oito lotes previstos, talvez seja possível chegar a tarifas 50% menores. Mas ele afirmou que o foco do ministério é garantir também as obras necessárias, o que só seria possível com um preço adequado.

O ministro convidou os parlamentares a olhar mais para o contrato e menos para o leilão, para que seja possível atrair investidores e atender o interesse público, garantindo investimentos robustos. E defendeu, mais uma vez, o modelo de licitação híbrido, com a possibilidade de desconto máximo na tarifa fixado em um percentual a ser definido e, ao chegar nesse patamar, a definição das vencedoras seria por maior outorga (ou seja, quem aceitar depositar o maior valor para o governo federal).

Segundo o secretário de infraestrutura, Sandro Alex, os parlamentares também pediram a inclusão de mais trechos de rodovias (atualmente, o mapa proposto tem 3,8 mil quilômetros) e também mais obras. Sobre a licitação, ele contou que o ministro falou sobre leilões recentes, em outros estados, que foram inicialmente comemorados, por causa do alto desconto, mas se mostravam inviáveis na execução dos contratos.

O modelo a ser adotado em rodovias federais e estaduais que cortam o Paraná está sendo estudado pela Empresa de Planejamento e Logística (EPL), estatal da União, em parceria com a IFC, braço do Banco Mundial para projetos. O material será avaliado pelo ministério e pela Agência de Transportes Terrestres (ANTT) e, depois, o assunto continuará sendo debatido com vários setores da sociedade e, no final de setembro e início de outubro, estão previstas audiências públicas, em formato virtual.

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Comentários [ 5 ]

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  • S

    Sr. Walker

    ± 0 minutos

    Agora vai, com os Vossas Excelências e o governadorzinho pequeninho se terá o melhor pedágio do Mundo. Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

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    • A

      Armando

      ± 22 horas

      Qual concessionaria...vai querer pegar esse BO...tarifa baixa e um monte de obras para executar,

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      • X

        Xisto

        ± 1 dias

        Ainda que o pedágio seja reduzido a 50%, é caro, pois já parte de um valor alto e sobe anualmente, em breve estaremos com os valores de agora, e pior, sem as obras prometidas, cadê o anel de integração totalmente duplicado???

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        • J

          JJP

          ± 1 dias

          quá quá quá....... é só colocar os deputados estaduais p/ a coisa não funcionar, a turma da boquinha não sossega, vergonha, essa turma só pensa em roubar..... só tem safado.... nenhum pensa no tal do 'interesse público', só estão pensando em alguma caminho para morder, tomar um p/ eles, bando de filho da ****!

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          • M

            Maquiavel

            ± 1 dias

            Alguém ainda acredita que o pedágio vai baixar no Paraná????

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