• Carregando...
Leitos de UTI para Covid-19.
Leitos de UTI para Covid-19.| Foto: Rodrigo Felix Leal/AEN

Com recorde de internações por coronavírus, o governo do Paraná corre para evitar o colapso do sistema de saúde. Nesta segunda-feira (22), o estado chegou a 92% de ocupação dos leitos do SUS de UTIS

Desde sexta-feira (19), a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) ativou mais 62 leitos de enfermaria exclusivos de Covid-19 nas regionais Leste e Oeste. Outras 40 novas vagas de UTIs devem ser abertas nesta semana, segundo o governador Ratinho Jr (PSD).

Nesta segunda, o estado chegou a 1.217 pacientes internados nos leitos SUS, sendo 585 em UTI e 632 em leitos de enfermaria. Já na manhã desta segunda-feira, os hospitais da região Oeste estão à beira do colapso, com apenas seis leitos livres para uma população de 2 milhões de habitantes.

Em outras regiões do Paraná, a pequena oferta de leitos é sinal de alerta. Todas as regionais da Sesa estão com ocupação de leitos acima de 89%, de acordo com o relatório de domingo (21).

Na região Leste, do total de 663 leitos 592 estão ocupados. Na Oeste, apenas seis do total de 210 leitos ainda estão livres. Na macrorregião Noroeste, 15 das 156 vagas de UTI continuam desocupadas. E na região Norte, dos 222 leitos, 197 estão sendo utilizados.

“Há meses estamos alertando tanto gestores, profissionais da saúde e, principalmente à população, de que não basta a habilitação de mais leitos. A Covid-19 tem alta transmissibilidade e também alta taxa de letalidade. Cerca de 20% dos internados vão à óbito. Por isso nosso alerta é para que todas as medidas preventivas sejam mantidas, como o uso da máscara de proteção, a higienização constante das mãos e o distanciamento social”, alerta o médico Vinícus Filipak, diretor da Gestão em Saúde da Sesa.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]