• Carregando...
Um dos cinco reservatórios modulares que a Sanepar vai instalar para reforçar o abastecimento no verão nas praias.
Um dos cinco reservatórios modulares que a Sanepar vai instalar para reforçar o abastecimento no verão nas praias.| Foto: Sanepar

A Companhia Paranaense de Saneamento (Sanepar) vai instalar cinco reservatórios modulares no Litoral para reforçar o abastecimento de água no verão 2021/2022. Os reservatórios, que são móveis, tem capacidade de 70 mil litros e tem sistema de bombeamento para puxar água do sistema, mas também pode ser abastecido por caminhões-pipa.

RECEBA NO WHATSAPP NOTÍCIAS DO PARANÁ

Sem as barreiras sanitárias que impediram o acesso aos municípios costeiros e fecharam praias na temporada passada para prevenir a transmissão Covid-19, o comércio local prevê a retomada do turismo na próxima temporada, o que vai aumentar o consumo de água. A Sanepar calcula que nos picos do verão, como o Ano Novo, o consumo de água no Litoral deva ficar quatro vezes maior do que nos períodos fora de temporada.

A companhia de saneamento também vai instalar 29 geradores de energia elétrica movidos a óleo em Guaraqueçaba, Guaratuba, Matinhos, Morretes e Pontal do Paraná. Os geradores permitem que bombas transportem 50 litros de água por hora. Eles servem para manter o abastecimento mesmo que haja queda no fornecimento de energia.

A falta de água em dias pontuais é comum no Litoral do Paraná no verão justamente pela mistura entre o aumento abrupto no consumo gerado pelo grande volume de pessoas e o calor muito elevado. Para prevenir isso, a Sanepar utilizou os reservatórios modulares pela primeira vez no verão passado. Como o fluxo de turistas foi muito impactado na temporada 2020/2021 pelo pico da pandemia, foram instalados apenas duas dessa estrutura.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]