• Carregando...
Secretaria da Saúde flexibiliza regra sobre cirurgias eletivas no Paraná
| Foto: Arquivo/AEN

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) divulgou nesta sexta-feira (21) uma nova resolução (número 1026/2020) sobre a realização de procedimentos cirúrgicos eletivos hospitalares no Paraná. A nova orientação sugere que permaneçam suspensos apenas os procedimentos que demandem terapia intensiva no pós-operatório ou em pacientes sob anestesia geral. As recomendações, acrescenta a Sesa, não se aplicam a procedimentos de cardiologia, oncologia e nefrologia.

A resolução anterior, e que estava em vigor desde 24 de julho até agora (número 926/2020), proibia a realização de todos os procedimentos cirúrgicos eletivos ambulatoriais e hospitalares, e liberava apenas as cirurgias de urgência e emergência.

O objetivo das medidas é reduzir a demanda por medicamentos anestésicos e relaxantes musculares, que são utilizados para a intubação de pacientes com Covid-19. Mas, agora, a Sesa entende que é possível flexibilizar a regra.

“Após uma análise no número de casos por data de confirmação de diagnóstico, verificamos que os números se mantém estáveis e com início de queda. Sendo assim, resolvemos liberar alguns procedimentos eletivos, contingenciando apenas em casos que demandem mais medicamentos”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]