• Carregando...
Área de embarque na rodoviária de Curitiba.
Área de embarque na rodoviária de Curitiba.| Foto: Lineu Filho/Tribuna do Paraná

Quem pretende viajar para as festas de fim de ano precisa estar atento aos cuidados relacionados à prevenção do coronavírus, como uso da máscara, higienização das mãos e distanciamento social. E, ao retornar, outras medidas de precaução devem ser tomadas. A Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba recomenda que todos que viajarem façam um isolamento mínimo de sete dias após o retorno, a fim de reduzir os riscos de transmissão do coronavírus.

Receba as notícias do Paraná pelo WhatsApp

Segundo a secretária municipal de Saúde, Márcia Huçulak, o alerta vale para todos os tipos de viagem, seja de carro, ônibus ou avião. "Além do uso de máscara e higiene frequente das mãos, quem for circular nesse fim de ano não precisa voltar e ir correndo abraçar avós, pai e mãe, amigos. Espere um pouco e fique atento aos sintomas", afirma.

A orientação é de que, nesses sete dias de isolamento, a pessoa fique atenta a sintomas respiratórios como tosse, sinusite, dor de garganta e febre. Caso constate algum deles, ela deve ligar para a Central de Teleatendimento (3350-9000) para que uma equipe da Secretaria de Saúde passe as recomendações.

A preocupação é ainda maior com viajantes que venham do Reino Unido, onde foi detectada uma variante do SARS-Cov 2, com maior potencial de transmissão do coronavírus. “A preocupação principal é evitar a transmissão dessa nova linhagem na cidade, e para isso precisamos saber onde estão essas pessoas que chegaram da Inglaterra nos últimos 20 dias, sejam moradores da cidade ou visitantes”, explica Marion Burger, infectologista da Secretaria Municipal de Saúde.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]