• Carregando...
Secretaria de Educação diz que está nos planos fazer concurso para professores.
Secretaria de Educação diz que está nos planos fazer concurso para professores.| Foto: Divulgação/Seed

Uma das principais reivindicações da APP-Sindicato, a realização de concurso público para contratação de professores para a rede estadual de ensino não está descartada pela gestão Ratinho Junior (PSD) no governo do Paraná. De acordo com a Secretaria de Estado da Educação (Seed), a pasta “trabalha para abrir concurso” ainda na atual gestão.

As principais notícias do Paraná no seu WhatsApp

“Já temos um concurso aprovado para oferta de 500 vagas, que podem ser ampliadas no decorrer do prazo de vigência do concurso. No entanto, a pandemia inviabilizou esse plano no momento, impedindo a realização de concurso por conta da lei 173/2020, pela qual não é possível aumentar despesas correntes com pessoal”, informou a Seed em resposta à Gazeta do Povo. “Ainda nessa gestão a Seed quer abrir vagas por meio de concurso”, acrescenta a pasta.

O último concurso para o quadro próprio do Magistério foi realizado em 2013, com a nomeação de 7 mil pessoas ao longo da vigência da seleção (até 2018). Paralelamente a isso, as últimas gestões do governo paranaense, desde 2005, costumam adotar o chamado Processo Seletivo Simplificado (PSS) - menos complexo do que o concurso - para chamar professores temporários, por períodos de atuação previamente definidos.

Mas, para a APP-Sindicato, que é o sindicato que representa os servidores da área de educação, o PSS não é a seleção ideal e, apesar disso, tem sido uma ferramenta recorrente do governo estadual. “A rede estadual de ensino tem um déficit de 20 mil professores. O governo do Paraná tem suprido essa demanda com PSS, quando os contratos são válidos por um ano e não oferecem valorização salarial, nem estabilidade ou seguro-desemprego”, critica a entidade.

À Gazeta do Povo, a Seed apenas apontou que o PSS é utilizado “para suprir demandas de afastamentos, licenças, que para substituir não cabe concurso”. “Existem também disciplinas da educação profissional, de cursos que geralmente duram menos de 10 anos e não cabe concurso, porque um concursado fica pelo menos 25 anos. De todo modo a Seed trabalha para abrir concurso para depender menos do PSS”, resumiu a pasta.

A Seed também explica que o professor do PSS recebe valor referente ao salário inicial do professor efetivo, ambos têm férias, com o adicional correspondente (1/3), e 13º salário. Em termos previdenciários, o professor efetivo tem previdência do estado, e o professor contratado via PSS tem INSS (não tem direito a FGTS).

Em 2020, PSS foi alterado e novo embate foi aberto

A crítica feita pela APP-Sindicato em relação à ausência de concurso público ganhou um ingrediente adicional em 2020. Um novo embate foi aberto porque a Seed resolveu alterar a forma como aplicava até aqui o PSS. Uma das alterações do PSS em andamento foi o acréscimo de uma prova de conhecimento da área em que o candidato se inscreveu para dar aula.

Um dos pontos de conflito tem relação com a pandemia do novo coronavírus. Para o sindicato, a aplicação de uma prova escrita para os inscritos no PSS – marcada para o próximo dia 20 - representaria um risco à saúde de todas as pessoas envolvidas no processo. O argumento ganhou o apoio do Ministério Público do Estado do Paraná (MP-PR), que agora tentar adiar a data de aplicação dos testes na Justiça Estadual.

No PSS em andamento, o governo estadual pretende selecionar 4 mil professores para atuarem ao longo de 2021. Mais de 47 mil profissionais se candidataram para a seleção. O governo estadual enfatiza que “serão tomadas todas as medidas de segurança e de higiene para a realização da prova”.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]