• Carregando...
Jair Bolsonaro desembarca em Cascavel
Jair Bolsonaro chegou a Cascavel, mas acabou dando meia-volta para Brasília por causa da chuva.| Foto: Divulgação/Secom/Prefeitura de Cascavel

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) cancelou a visita que faria a Capanema, no Sudoeste do Paraná, onde participaria da inauguração da Usina Hidrelétrica do Baixo Iguaçu - a "usina da discórdia". Seria a terceira vez que ele participaria de eventos no estado, onde passou anteriormente por Foz do Iguaçu e Curitiba.

Bolsonaro até chegou desembarcar no aeroporto de Cascavel, mas por causa das fortes chuvas a viagem foi suspensa. O presidente havia programado ir de helicóptero até a região da usina, o que acabou abortado. A equipe de segurança então chegou a cogitar a possibilidade de fazer o percurso de carro, mas a ideia também foi abandonada.

No pouco tempo em que ficou na cidade, ele se emocionou ao ser efusivamente saudado aos gritos de "mito" e "Deus te abençoe" por fãs que foram vê-lo no aeroporto. Ele se aproximou da cerca ao lado da pista, acenou e apertou a mão dos presentes. "Pessoal, muito obrigado pelo apoio. Nós vamos mudar o Brasil e o apoio de vocês é muito importante. Emociona", declarou, ficando claramente com a voz embargada.

A cerimônia de inauguração da Usina de Baixo Iguaçu seguiu normalmente. Jair Bolsonaro gravou um vídeo para ser exibido aos presentes. O governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) é outra personalidade que ficou de fora de última hora da solenidade. Daniel Pimentel Slaviero, presidente da Copel, discursou como representante do governo estadual.

Usina

Localizada entre os municípios de Capanema e Capitão Leônidas Marques, a usina Baixo Iguaçu é operada por um consórcio formado pela empresa Geração Céu Azul, do grupo Neoenergia, e pela Companhia Paranaense de Energia (Copel), que detém 30% de participação no empreendimento. Já havia entrado em funcionamento em fevereiro, mas atingiu capacidade máxima de produção em abril. Segundo o governo do estado, o investimento total na obra foi de R$ 2,4 bilhões.

A usina, entre Capanema e Capitão Leônidas Marques, é a sexta e menor das hidrelétricas instaladas no Rio Iguaçu - potência geradora de 350 megawatts. Foz do Areia, na cidade de Pinhão, é a maior delas, com capacidade de geração de 1.676 MW, quase cinco vezes a da nova usina.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]