• Carregando...
Paraná ofereceu 25 leitos de UTI neonatal para bebês de Manaus.
Paraná ofereceu 25 leitos de UTI neonatal para bebês de Manaus.| Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo / ARquivo

A pedido do Ministério da Saúde, o Paraná ofereceu 25 leitos de UTI neonatal para recém-nascidos de Manaus, onde o sistema de saúde entrou em colapso essa semana por falta de oxigênio hospitalar pelo excesso de pacientes com Covid-19. Além disso, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) ofereceu 30 leitos de Covid-19 para os pacientes adultos manauaras. Quinta-feira (14), a Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba já havia disponibilizado 30 leitos de Covid-19 para pacientes do Amazonas, mas nenhum ainda chegou à capital.

WhatsApp: receba um boletim diário com notícias do Paraná

Nesta sexta-feira (15), a Força Áerea Brasileira (FAB) iniciou a transferência de 60 bebês prematuros para UTIs de outros estados. Todos os leitos oferecidos aos bebês manauras pela Sesa são em Campo Largo, na região metropolitana de Curitiba: 15 no Hospital do Rocio e 10 leitos no Hospital Infantil Waldemar Monastier.

“É uma distância muito grande do Amazonas até aqui, mas o Paraná está solidário. Qualquer que seja a decisão do Ministério da Saúde, seremos solidários com os manauaras”, disse o secretário estadual de Saúde do Paraná Beto Preto na tarde desta sexta.

Manaus tem oito maternidades públicas, sendo sete da rede estadual. Na Maternidade Moura Tapajós, a única gerida pela prefeitura, o oxigênio deve acabar em breve. Só quinta-feira, 235 pacientes de Manaus com Covid-19 foram transferidos para os estados do Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Goiás, além do Distrito Federal.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]