• Carregando...
Governo abriu algumas exceções para o fechamento de estabelecimentos em shoppings.
Funcionamento de shoppings durante a pandemia deve seguir algumas regras.| Foto: Jonathan Campos/Arquivo/Gazeta do Povo

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) divulgou no início da noite desta sexta-feira (22) uma nota de orientação (número 34/2020) estabelecendo as condições necessárias para funcionamento de shoppings, centros comerciais e galerias no Paraná durante a pandemia do coronavírus. O protocolo institui normas para o funcionamento dos pontos comerciais que já estão abertos no estado e aqueles que pretendem retomar as atividades.

RECEBA notícias do Paraná pelo WhatsApp

Entre as obrigações, está o horário de funcionamento, entre 12h e 20h. O acesso simultâneo às dependências dos estabelecimentos - incluindo áreas comuns e sanitários, por exemplo - fica limitado à proporção máxima de uma pessoa a cada 9 metros quadrados. É preciso garantir ainda o afastamento de 2 metros entre as pessoas. A normativa também proíbe o acesso de pessoas do grupo de risco (idosos com 60 anos ou mais, gestantes e portadores de doenças crônicas), além de crianças menores de 12 anos e pessoas com sintomas de síndrome gripal. Também fica proibido o funcionamento de atividades de lazer como cinemas, praças de entretenimento e atividades voltadas para crianças.

Na prática, o protocolo da Sesa deve impulsionar a reabertura de shoppings que estavam fechados por determinações locais, ou seja, por força de decretos assinados por prefeitos de municípios. Também estimula cidades, como Curitiba, que ainda não tinham adotado oficialmente regras pontuais em relação a shoppings, centros comerciais e galerias, mas endossavam a visão defendida nos primeiros decretos editados pelo governo do Paraná sobre o assunto, no final de março, e que recomendavam a suspensão das atividades nos três lugares.

Curitiba

Procurada pela Gazeta do Povo, a prefeitura de Curitiba informou, em nota, que “vai seguir as recomendações do governo do Paraná sobre o funcionamento dos shoppings” e que, para fins de fiscalização, também vai observar as orientações da Resolução Sanitária 01/2020, que é uma normatização municipal já em vigor. “A fiscalização do comércio que está aberto tem sido feita de maneira regular pela Vigilância Sanitária de Curitiba e pelas equipes da Secretaria Municipal de Urbanismo”, acrescenta a nota.

Na mesma nota, a prefeitura de Curitiba ainda faz um alerta, sobre a possibilidade de crescimento dos números de infectados por coronavírus: “A Secretaria Municipal da Saúde reitera que faz o acompanhamento diário da evolução da pandemia da Covid-19 na cidade e também do índice de ocupação dos leitos hospitalares e UTIs disponíveis. Caso haja alteração que comprometa a resposta do município ao enfrentamento do novo coronavírus, poderão ser adotadas medidas restritivas”.

“O município reafirma sua confiança no comprometimento da sociedade curitibana com a conciliação do esforço econômico e produtivo e a responsabilidade social e cautela para preservação da vida durante a pandemia”, conclui a nota.

Maioria vai reabrir nesta segunda-feira

A Gazeta do Povo procurou os shoppings de Curitiba no início da noite desta sexta-feira (22) e a maioria informou que vai reabrir já na segunda-feira (25), das 12h às 20h. É o caso dos shoppings Estação, Crystal, Park Shopping Barigui, Jockey Plaza, Curitiba, Jardim das Américas, Palladium e Ventura, assim como o Shopping São José, de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana. O shopping Mueller informou que vai reabrir na terça-feira (26), no mesmo horário dos demais, das 12h às 20h.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]