• Carregando...
Jair Bolsonaro em visita a Curitiba
Jair Bolsonaro em visita a Curitiba.| Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo

Na tarde desta sexta-feira (10), o presidente Jair Bolsonaro (PSL) desembarcou em Curitiba com sua comitiva para ativar o funcionamento do Centro Integrado de Inteligência de Segurança Pública da Região Sul. Confira algumas curiosidades do evento, que marcou a primeira visita do capitão à capital paranaense desde a vitória na eleição:

Estilo Greca de boas-vindas

Rafael Greca discursa em solenidade em Curitiba
Prefeito de Curitiba, Rafael Greca, durante discurso na visita do presidente a Curitiba.| Daniel Castellano/SMCS/Divulgação

Rafael Greca, prefeito de Curitiba, cumprimentou todas as autoridades com entusiasmo o durante o início do seu discurso e também a irmã de Bolsonaro, Vânia, que segundo Greca veio a Curitiba para ver o presidente. Bolsonaro gostou e até fez sinal para que a irmã ficasse em pé para que fosse vista. Greca também saudou o “Senhor ministro general Augusto Heleno, ministro de Curitiba, porque é curitibano do Juvevê”, o ministro que estava sisudo, riu acompanhando a plateia. Terminou o discurso adaptando um trecho do hino da Independência: “brava gente brasileira, longe vá, o temor servil, a hora é de fazer a pátria livre, a hora é de viver pelo Brasil”.

E o Coaf, Moro?

Jair Bolsonaro ao lado do ministro da Justiça e Segurança Pública Sérgio Moro.
Jair Bolsonaro ao lado do ministro da Justiça e Segurança Pública Sérgio Moro.| Jonathan Campos/Gazeta do Povo

O ministro da Justiça, Sergio Moro, falou de forma enfática sobre a importância da integração para a segurança. mas em nenhum momento citou o Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras). Moro “perdeu” o Coaf, na última quinta (9), depois que a Comissão Mista no Congresso decidiu por 14 a 11 que o órgão deveria voltar ao Ministério da Economia. O ministro foi o mais aplaudido entre os presentes. Estiveram presentes no evento, o presidente da Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), Carlos Eduardo Thompson Flores e o desembargador do TRF-4, João Pedro Gebran Neto, relator da Lava Jato no tribunal.

"Mito, mito..."

Jair Bolsonaro ouve gritos de "mito"
Jair Bolsonaro levou a 'plateia' ao delírio ao quebrar o protocolo e discursar.| Jonathan Campos/Gazeta do Povo

Assim que o governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior (PSD), terminou de falar, o cerimonialista rapidamente indicou que encerraria o evento e agradeceu os presentes. A plateia começou um burburinho e o presidente “decidiu na hora” que falaria, sendo recebido aos gritos de “mito, mito”. “Posso fugir do protocolo, mas não posso fugir da responsabilidade”, disse o presidente no começo do discurso. Depois de já ter saído do evento, ele voltou para cumprimentar e tirar fotos com os apoiadores. Depois seguiu para o aeroporto, sem falar com a imprensa.

Convidados uniformizados

Além das autoridades, estiveram na solenidade deputados federais e estaduais, membros do judiciário, entre outros. Uma parte do salão onde foi realizado o evento no Palácio Iguaçu, sede do governo paranaense, estava reservada para convidados. Parte da plateia usava crachás de servidores do estado. Também estavam presentes apoiadores do presidente devidamente “uniformizados”, um deles com uma camiseta com o rosto de Bolsonaro e a frase “Bolsonaro presidente” e outro com jaqueta verde e amarela.

Aniversário do Lula Day

Bolsonaro voltou a Curitiba no aniversário de dois anos do primeiro “Lula day”. No dia 10 de maio de 2017, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, veio a Curitiba para conceder o primeiro depoimento ao então juiz, Sergio Moro, sobre o caso do tríplex.

"Miliciano"

Grupo protesta fora do Palácio Iguaçu
Protesto também marcou a visita de Bolsonaro à capital paranaense.| Hedeson Alves/Gazeta do Povo

Do lado de fora do prédio, manifestantes protestaram contra a vinda do presidente à cidade e, principalmente, contra o corte de 30% nos recursos das universidades federais. Entre as palavras de ordem como "Ele não", também gritaram "Miliciano". É pouco provável que o presidente tenha ouvido alguma dessas expressões, já que não entrou no palácio pela entrada principal. E dentro do salão não era possível ouvir os protestos.

Pose pra selfie

Assim que chegou ao salão do evento, João Pedro Gebran Neto, desembargador do TRF-4 se dirigiu ao “setor da plateia” e tirou fotos com algumas senhoras que aguardavam o evento.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]