• Carregando...
Soeur Cristina: buscou inovação na educação e deixou legado para gerações de curitibanos
Soeur Cristina: buscou inovação na educação e deixou legado para gerações de curitibanos| Foto: Arquivo da família

Irmã Maria Cristina, a Soeur Cristina, nasceu Martha Marques no interior das Minas Gerais, em 1931. Caçula de três irmãos, perdeu a mãe, Ambrosina Resende Marques, quando tinha apenas um ano e foi criada pela mãe de seu pai, Domingos Marques, e por duas tias. Desde pequena, a fé tinha um papel importante em sua vida, participando de vários atos religiosos. Irmã Maria Cristina morreu no dia 14 de junho de causas naturais.

RECEBA notícias do Paraná pelo WhatsApp

Aos 11 anos, tornou-se interna no Colégio Notre Dame de Sion, em Petrópolis, no Rio de Janeiro. Ao concluir o ensino clássico, começou uma formação em História da Arte, mas antes de terminar ingressou no Noviciado da Congregação de Sion em Granbourg, França. Lá teve a oportunidade de estudar com Lubienska de Lenval, discípula direta de Maria Montessori, do método inovador. Também cursou Artes no Museu do Louvre em Paris.

Após terminar o Noviciado na França, fez os primeiros votos e recebeu obediência para o Colégio Sion de Curitiba, onde chegou em 1956 e não saiu mais.

Nessa época, o colégio passou por uma reformulação e a direção foi assumida pela Irmã Maria Cristina, que tinha o objetivo de oferecer educação cristã de qualidade ao maior número de crianças. Já começou inovando: de instituição exclusivamente para meninas, o Sion passou a aceitar o ingresso de alunos de ambos os gêneros.

Estimulada pela renovação da Igreja promovida pelo Papa João XXIII, com o Segundo Concílio do Vaticano, Soeur Cristina também voltou o olhar para a educação cristã de um número maior de pessoas pertencentes a faixas sociais diversas. Passou a oferecer bolsas de estudos a alunos de menor poder aquisitivo e surgiu a Escola Comunitária Professor Joaquim Franco, que atendia crianças até o 5º ano. Posteriormente, criou a Casa da Paz e assumiu a manutenção do CEI Irmã Isabel.

Irmã Maria Cristina quebrou muitos paradigmas. Se hoje o Método Montessori é reconhecido mundialmente como metodologia que forma o ser humano integralmente, na década de 1960 conceitos como lanchar no chão, ausência de carteiras convencionais e avaliação do aluno diferenciada chocaram os pais curitibanos.

Na década de 70, Irmã Maria Cristina trouxe outra inovação: adotar uma proposta complementar na educação de seus alunos, o Ramain – um conjunto de exercícios auxilia os alunos, professores e funcionários a buscar o autoconhecimento, limites e espaços da pessoa, da intelectualidade e também do próprio corpo.

Cursou faculdade de Geografia e História, na então Universidade Católica, e pós-graduação em Orientação Educacional, na Universidade Federal do Paraná. Sempre se preocupou com a formação espiritual, humana e intelectual fazendo e promovendo cursos neste sentido para todos os professores e amigos do colégio.

Mesmo religiosa, nunca se afastou da família. Ajudou na formação de sobrinhos e realizava inesquecíveis encontros de família, reunindo os irmãos e primos.

Dormia pouco à noite, momento em que afloravam as novas ideias. Assim nasceu a Capela do Colégio Sion Solitude, por exemplo. Não deixava passar celebrações culturais, religiosas, sem agitar toda a comunidade sionense, sempre com festas memoráveis.

“Uma das pessoas mais importantes da minha vida, me ensinava todos os dias sobre o belo, a compaixão, ousadia, acolhimento e humanidade. Sempre teve um olhar especial para cada um”, relata Juliana Pedroso, diretora do Sion.

Soeur Cristina percebia as dificuldades daqueles ao seu redor e ajudava sem se impor, ficava do lado do sofredor sem melindrar, impulsionava e se empolgava com o progresso dos seus alunos, com as histórias de cada um. Conhecia a todos pelo nome.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]