• Carregando...
Tunas do Paraná
Tunas do Paraná: cidade foi a que mais cresceu em população no Paraná de 2018 a 2019.| Foto: José Fernando Ogura/ANPr

Embora não se destaquem pelo número absoluto de habitantes, os municípios de Tunas do Paraná, na região metropolitana de Curitiba, e Pontal do Paraná, no litoral do estado, chamam a atenção pelas altas taxas de crescimento populacional. As duas cidades foram as únicas entre as 399 do Paraná a crescerem acima de 2% entre 2018 e 2019 segundo as estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Confira a estimativa populacional nas 399 cidades do Paraná

A população de Tunas subiu 3,05% em um ano, indo de 8.509 para 8.769 habitantes. Pontal cresceu 2,43%, de 26.636 para 27.284 pessoas. Para se ter uma ideia, a média de crescimento no Paraná foi de 0,749%, enquanto a capital do estado viu sua população aumentar 0,83%. E 181 municípios paranaenses perderam moradores no período.

Alguns fatores ajudam a entender o fenômeno observado nos dois municípios. De maneira geral, cidades da região metropolitana e do litoral historicamente vêm absorvendo o fluxo migratório das cidades pequenas do interior. “Como as estimativas do IBGE carregam, entre outros fatores, o movimento capturado pelos últimos dois censos [2000 e 2010], o histórico intercensitário pesa nos números”, explica o sociólogo Leonildo Pereira Souza, do Núcleo de Estudos Populacionais e Sociais do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes).

Segundo Souza, a migração ocorre basicamente por questões ligadas à infraestrutura de serviços públicos, como saúde, segurança e educação, além de lazer e entretenimento. “Outro fator muito importante é a oferta de trabalho”, diz.

Tunas do Paraná

Na primeira década do século 21, Tunas do Paraná recebeu um grande número de trabalhadores ligados à indústria de extração de madeira. Entre 2000 e 2010, diversas empresas do ramo da silvicultura se instalaram na cidade, que concentra grandes áreas de floresta de pinus e eucalipto.

“Tanto é que nesse período sabia-se que a população era muito maior do que o que IBGE apontava”, diz Everson Batista, do Departamento de Cultura do município. Se em 2000 o Censo Demográfico contabilizou uma população de 3.611 habitantes, em 2010 o número saltou para 6.258, um crescimento de 73,3%. Comparativamente, o estado do Paraná cresceu nesses 10 anos 9,16% em população.

Pontal do Paraná

O crescimento acelerado de Pontal do Paraná também está fortemente ligado à entrada de migrantes em busca de oportunidades, tendência que se repete em outros municípios do litoral. Entre 2000 e 2010, a alta no número de moradores no município foi de 46,05%. Para o Ipardes, parte significativa desse movimento pode ser explicada pela influência da Universidade Federal do Paraná (UFPR), que mantém duas unidades na região: o Centro de Estudos do Mar (CEM), em Pontal, e a UFPR Litoral, em Matinhos.

Um retrato mais fiel do quadro populacional dos municípios brasileiros deve ser obtido em 2020, quando o IBGE realiza a próxima edição do Censo. No caso de Pontal, é possível que seja observada alguma alteração na tendência.

Isso porque em 2018, milhares de trabalhadores deixaram o município após o término da construção de uma plataforma de extração de petróleo que era executada desde 2014 na cidade. Antes de concluir a obra, no fim do ano passado, a empresa chegou a ter cinco mil funcionários.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]