• Carregando...
Universidade Estadual de Maringá (UEM) foi multada por maus tratos contra animais.
Universidade Estadual de Maringá (UEM) foi multada por maus tratos contra animais.| Foto: Ivan Amorim/Gazeta do Povo/Arquivo

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) foi multada em R$ 10 mil por maus-tratos contra cachorros. A decisão foi tomada na última segunda-feira (2) em reunião ordinária do Conselho Nacional de Experimentação Animal (Concea), vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação (MCTIC).

RECEBA notícias do Paraná pelo messenger do Facebook

Segundo a decisão, a universidade cometeu uma infração de “natureza grave” diante a “possível condição de maus tratos de cães da raça beagle” para experimentos no curso de Odontologia.

A multa aplicada pelo Concea é resultado de uma denúncia feita pelo Ministério Público do Paraná (MP-PR) em 2011, na qual acusava a UEM de sujeitar os animais a situações dolorosas, além de serem mantidos em locais sem condições adequadas de higiene. Na época, a Justiça suspendeu o uso de cachorros da raça beagle em todos os cursos oferecidos pela universidade.

Em contato com a Gazeta do Povo, a UEM informou que não foi oficialmente notificada da decisão e que não se pronunciaria no aspecto jurídico.

O pró-reitor de pesquisa da universidade, Clóvis Jobim, garantiu que a universidade não faz mais pesquisas com cães. “Todos os estudos que temos com cães são realizados em colaboração com outras instituições, fora da UEM e em locais próprios para isso”, disse. “Todos os tipos de pesquisa com animais e seres humanos passam pelo conselho de ética da universidade”, acrescentou.

Quiz: de que cidades são essas bandeiras?

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]