• Carregando...
Fachada do prédio da UFPR na Praça Santos Andrade, em Curitiba
Fachada do prédio da UFPR na Praça Santos Andrade, em Curitiba| Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo/Arquivo

Em reunião realizada neste domingo (15), a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) decidiram suspender as aulas pelas próximas duas semanas, já a partir da próxima segunda-feira (16). A medida foi tomada como forma de prevenção ao avanço do coronavírus.

"A UFPR e UTFPR acabam de decidir pela suspensão das atividades letivas acadêmicas presenciais pelo prazo de 14 dias, a partir de amanhã, dia 16.03. As demais instituições de ensino superior de Curitiba, que participaram da reunião, decidem ao longo da semana que vem uma eventual paralisação, obedecendo seus trâmites institucionais específicos", informou o comunicado divulgado pela UFPR. Também participaram da reunião as direções da PUCPR e da Universidade Positivo.

Representantes da Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba (SMS) e da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa) também estiveram presentes ao encontro. O objetivo foi fornecer informações e orientações do ponto de vista da saúde pública às instituições.

Estado e município defenderam que, considerando a situação epidemiológica atual de Curitiba e do Paraná, em que há apenas casos importados e não há evidências de transmissão sustentada do novo coronavírus, não é recomendada a suspensão das aulas neste momento.  As instituições ressaltaram, porém, que a recomendação pode ser alterada a qualquer momento, a depender da evolução da epidemia. De acordo com a SMS e Sesa, a suspensão das aulas será recomendada quando houver evidências de transmissão comunitária.

“As medidas tomadas pelas universidades terão repercussão para toda a sociedade. Precisamos tomar a decisão com base no conhecimento científicos e nas evidências. Não podemos apenas transferir o problema de local. Não adianta suspendermos aulas, e os estudantes irem para shopping, bares, festas e outros locais de aglomeração", alertou a secretária municipal de Saúde, Márcia Huçulak.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]