• Carregando...
Neste ano, em razão da pandemia, o vestibular da UFPR foi realizado em uma única fase, com todas as provas realizadas em apenas um dia.
Neste ano, em razão da pandemia, o vestibular da UFPR foi realizado em uma única fase, com todas as provas realizadas em apenas um dia.| Foto: André Filgueira/UFPR

Em poucas horas, a alegria da aprovação no vestibular deu lugar a frustração para 31 candidatos chamados para sete cursos da Universidade Federal do Paraná. Em nota, poucas horas após a divulgação da lista dos aprovados, a UFPR informou ter havido uma falha no processamento dos resultados e substituiu 31 nomes dos 4.229 calouros. A maior parte, 21, era do curso de Medicina, um dos mais concorridos e que exige as melhores notas.

Garanta as principais notícias do Paraná em seu celular

Segundo a UFPR, a falha no processamento dos resultados fez com que deixassem de ser computados os ajustes nas notas de produção de texto decorrentes de recursos interpostos por candidatos. Após a análise por parte da Banca Examinadora, 467 recursos foram deferidos, o que levou ao incremento na nota desses candidatos.

A UFPR informou que "para a incorporação desses incrementos às notas dos candidatos foi construído um programa capaz de rodar os ajustes preservando a integridade do banco de dados. Antes da divulgação das notas finais de todos os candidatos o referido programa foi executado, verificando-se a sua integridade. O banco de dados foi, então, processado, desta feita, para incorporar as notas dos recursos deferidos. Entretanto, por uma falha no processamento, o comando commit não foi executado, fazendo com que o banco de dados retornasse ao seu estado anterior".

O Núcleo de Concursos da UFPR disse lamentar “profundamente o ocorrido e reforça que se tratou de uma falha pontual que não afeta a idoneidade do Processo Seletivo e, tampouco, a integridade do sistema de processamento”.

Veja em que cursos houve retificação do resultado e substituição dos aprovados.

Odontologia, Fisioterapia, Biomedicina e Medicina Veterinária (Curitiba): 1 vaga em cada curso;

Direito (manhã): 2 vagas;

Medicina (Curitiba): 21 vagas; e,

Medicina (Toledo): 4 vagas.

Não é a primeira vez que o Núcleo de Concursos da UFPR cria polêmica em provas e processos seletivos. Em 21 de fevereiro deste ano o Núcleo de Concursos da UFPR acabou suspendendo, horas antes da prova, o concurso da Polícia Civil do Paraná. Milhares de pessoas, muitas vindas de várias regiões do país, só ficaram sabendo do cancelamento momentos antes da realização da prova. Na época, a justificativa foi falta de segurança sanitária, devido à pandemia, para dar sequência ao concurso. A UFPR acabou multada em mais de R$ 1 milhão.

A UFPR determinou a instalação de Comissão de Sindicância para apurar todos os fatos e eventuais responsabilidades pela nova falha. O prazo para o processo de envio de documentos para o registro acadêmico se estenderá até as 23h59min do dia 08/09/2021. As informações sobre o desempenho individual dos candidatos também já estão disponíveis no site oficial do NC/UFPR.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]