• Carregando...
Universidade Federal do Paraná (UFPR) é a instituição paranaense melhor colocada.
Universidade Federal do Paraná (UFPR) é a instituição paranaense melhor colocada.| Foto: Antonio More/Gazeta do Povo

Seis universidades paranaenses estão entre as 100 melhores da América Latina, segundo o levantamento World University Rankings 2020 da revista britânica Times Higher Education (THE), divulgado na quarta-feira (11).

RECEBA notícias do Paraná pelo messenger do Facebook

Entre as universidades paranaenses, estão cinco públicas - sendo duas federais e três estaduais - e uma privada (veja a lista). A melhor colocada é a Universidade Federal do Paraná (UFPR), que ocupa a 62ª posição. O destaque entre as estaduais é a Universidade Estadual de Londrina (UEL) no 76º lugar. Entre as particulares aparece a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) na 87ª colocação.

As outras instituições paranaenses que compõem o ranking são Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR, 68ª posição), Universidade Estadual de Maringá (UEM, 95ª) e Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG, 96ª). Perto do top 100 aparece a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), na 101ª colocação.

A UFPR, que ocupa a 27ª posição entre as universidades brasileiras, se destacou principalmente nos itens transferência de conhecimento e quadro de professores. A UEPG ficou na 12ª colocação no Brasil quando o assunto é pesquisa científica. Já a PUCPR teve um bom desempenho no aspecto internacional, sendo o 11º do país.

O estudo levou em consideração 13 indicadores para medir o desempenho de 1.396 universidades de 92 países. Entre eles estão ensino, pesquisa, citações em publicações acadêmicas, transferência de conhecimento e perspectivas internacionais.

A posição das universidades paranaenses no ranking

UniversidadeBrasilAmérica Latina
UFPR27ª62ª
UTFPR33ª 68ª
UEL37ª76ª
PUCPR39ª87ª
UEM43ª95ª
UEPG44ª96ª
Unioeste46ª101ª

Conhece o mapa do Paraná? Então, que cidades são essas?

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]