• Carregando...
Uso de máscara
Uso de máscara| Foto: Gerson Klaina/Tribuna do Paraná

Após 23 meses, o uso de máscaras não é mais obrigatório no Paraná, com exceção de alguns locais específicos. O governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) assinou o decreto 10.596/2022 que derruba já a partir desta terça-feira (29) a obrigatoriedade de máscaras em locais fechados. O uso da proteção em ambientes abertos, como em ruas, praças e parques, já havia sido liberado em 16 de março.

RECEBA NOTÍCIAS DO PARANÁ PELO WHATSAPP

"Com as baixas no número de internações por Covid-19 a Secretaria de Saúde do Paraná decidiu liberar o uso de máscara agora também em ambientes fechados. O uso fica facultativo. Quem quiser continuar usando, tem essa liberdade", declarou o governador em evento no Palácio Iguaçu. "Esperamos que essa seja mais uma motivação dessa retomada que o Paraná está tendo na economia", complementou o governador.

Apesar da liberação, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) vai publicar uma norma com orientações de alguns locais onde o uso de máscara ainda será obrigatória. Entre os ambientes, está o transporte coletivo, bem como unidades de saúde, incluindo não só hospitais, mas também postos de saúde, clínicas e farmácias. A obrigatoriedade também vai seguir para pessoas que estejam com Covid-19 ou com suspeita de infecção por coronavírus.

Ratinho Junior destacou que o fim da obrigatoriedade da máscara só foi alcançado graças à vacinação. "Essa conquista só foi possível porque o paranaense aderiu em massa à nossa campanha de imunização e também sempre respeitou as medidas sanitárias nos momentos mais críticos", enfatizou o governador.

O governador lembrou que o decreto vale para todo o estado, mas que as prefeituras têm autoridade para manter o uso da máscara, caso assim avaliem ser necessário. Em Curitiba, o uso da máscara em locais fechados foi anunciado na noite de segunda-feira (28), começando a vigorar à 0h desta terça-feira. No decreto municipal 420/2022 da capital a obrigatoriedade da proteção segue nas unidades de saúde e para pessoas infectadas ou com suspeita de Covid-19.

O estado alcançou a marca de 80% da população vacinada com duas doses ou com a dose única da Janssen. A média móvel de casos no Paraná caiu 54% em relação a duas semanas e a média móvel de mortes caiu 75% no mesmo período. A ocupação de UTI Covid-19 está em 33%.

Visitas nos hospitais

Além da liberação do uso das máscaras, a Sesa também volta a permitir visitas hospitalares no Paraná a partir desta terça. A autorização foi publicada na Relolução 236/2022 da Secretaria Estadual de Saúde.

Assim como no caso das máscaras, a flexibilização na visita a pacientes internados só foi possível com a queda nos índices da pandemia. Antes, as visitas eram restritas a um acompanhante se a equipe da própria equipe de saúde avaliasse indispensável a companhia ao paciente.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]