• Carregando...
Câmara de Fazenda Rio Grande aprovou em segundo turno proposta para impedir que o comércio feche durante a pandemia.
Câmara de Fazenda Rio Grande aprovou em segundo turno proposta para impedir que o comércio feche durante a pandemia.| Foto: Reprodução Youtube Câmara de Fazenda Rio Grande

A Câmara de Vereadores de Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), aprovou por unanimidade projeto de lei que libera a abertura do comércio durante a pandemia, independente se o sistema de saúde estiver colapsado. A proposta da mesa executiva da Casa teve parecer favorável dos 13 vereadores na sessão em segundo turno nesta quinta-feira (1.°) e agora vai para sanção do prefeito Nassib Kassem Hammad (PSL), que é médico. Fazenda Rio Grande está entre as 11 cidades da RMC que seguem neste momento o decreto estadual que permite atividades comerciais apenas nas modalidades delivery e drive thru, de segunda a sábado, das 9h às 19h.

Receba notícias do Paraná no seu WhatsApp

O presidente da Câmara, o vereador Alexandre Maringá (PRTB), defende que a abertura do comércio, independente do cenário epidemiológico do coronavírus, vai beneficiar o cofre do município. "Diferente de outras cidades da região metropolitana, Fazenda Rio Grande depende 80% do comércio. Eu mesmo perdi uma tia para a Covid-19 hoje. É difícil. Mas temos que pensar no desespero das pessoas que estão quebrando, perdendo empregos", afirma o vereador, que é dono de uma rede de lojas de utilidades com duas unidades na cidade e uma no bairro Sítio Cercado, em Curitiba.

Para o vereador, o comércio é o setor mais impactado pelas medidas restritivas, em especial os pequenos estabelecimentos. "Da maneira que as coisas são feitas hoje, a conta vai toda para o pequeno comerciante. Na minha opinião, ou fecha tudo de uma vez ou deixa o comércio trabalhar. Não dá para o comércio fechar e ter aglomeração nos ônibus, nas filas de bancos", compara Alexandre Maringá.

Conscientização da população

Sobre o fato de se manter o comércio aberto mesmo com os hospitais lotados, o presidente da Câmara de Fazenda Rio Grande acredita que se houver conscientização da população e dos próprios comerciantes para seguir todas as normas sanitárias de prevenção da Covid-19, não haverá mais sobrecarga no sistema de saúde.

"O que acontece é que hoje não tem distanciamento social. Queremos manter o comércio aberto com todas as medidas de segurança. Se as pessoas tiverem conscientização do que está acontecendo, podemos ter uma vitória nessa luta", enfatiza.

Entre as medidas preventivas que constam no projeto para que prefeitura mantenha o comércio aberto, Alexandre Maringá cita o reforço na disponibilidade de álcool gel e o uso de tapetes higiênicos no terminal de ônibus da cidade. Sobre escalonamento de horários do comércio e limitação de pessoas nos estabelecimentos, o presidente da Câmara afirmou que isso será visto com a regulamentação da lei se for sancionada pelo prefeito.

Até quarta-feira (31), Fazenda Rio Grande somava 9.240 casos confirmados e 186 mortes por Covid-19.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]